Em Barretos: Defensor Público questiona aumento de 13% na conta de água
Em ofício enviado a superintendência do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Defensoria Pública de Barretos está indagando a autarquia sobre a previsão de arrecadação com a taxa do lixo para o ano de 2022.
O defensor público, Fábio Esposto, criticou o aumento de 13% previsto para a conta de fornecimento de água e coleta de esgoto que incidirá a partir de fevereiro de 2022 e que já foi divulgado no Decreto 11.193/2021 publicado no jornal oficial do dia 28 deste mês.
“As pessoas ainda não se recuperaram dos efeitos da pandemia, com desemprego e inflação reduzindo o poder de compra. Todos irão pagar essa nova taxa do lixo em Barretos, o que irá possibilitar ao SAAE uma fonte de arrecadação de mais de 10 milhões em 2022. Não há motivo para aumento de 13% na tarifa alusiva ao serviço de água e esgoto”, afirmou Fábio Esposto.
O defensor esclareceu que assim que obter a resposta sobre o valor exato que deverá ser arrecadado pelo SAAEB em 2022 com a cobrança da taxa do lixo, não está descartado o ajuizamento de uma ação judicial para tentar declarar a ilegalidade do aumento.
Procurado o SAAE informou que recebeu o ofício e tem 10 dias para enviar a resposta.
Fonte: Jornal de Barretos Regional