Em Guaíra: Infiltração na Casa de Cultura: Sidnei Ferreira: Será que fizeram a limpeza das calhas?
Neste sábado, dia 8, a Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Comunicação, divulgou um vídeo no qual a Chefe do Departamento de Cultura do município, Deise Garcia da Silva, informa que, por problemas de infiltração, a Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello”, havia sido interditada, acatando orientação da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
No vídeo foram veiculadas várias imagens de locais afetados pelas águas das chuvas, inclusive com queda de gesso em alguns pontos e outros problemas. Deise também ressaltou que na gestão passada havia sido feita uma reforma no telhado do imóvel, suscitando o questionamento sobre a qualidade do serviço executado.
Ao tomar conhecimento das declarações da atual gestora da pasta, o ex-chefe do Departamento de Cultura, entre janeiro de 2017 e outubro de 2021, Sidnei Ferreira, pelas redes sociais, em resposta, levantou a hipótese de que pode ter havido falta de manutenção, como limpeza de calhas, pela atual administração, o que poderia ter ocasionado o problema.
“Deixei aproximadamente R$ 600mil em caixa no Departamento de Cultura. Era bom perguntar quanto desse valor foi utilizado na zeladoria do espaço, já que exonerei da função em outubro do ano passado”, disse Sidnei que prosseguiu, “quando assumi o departamento de cultura, a situação era pior do que essa gestão recebeu, mas o gesso nunca caiu durante os 5 anos que fiquei a frente da pasta, mesmo quando o teto era todo de telha de amianto”, ressaltou.
O ex-chefe do departamento ainda ressaltou que todos os meses, principalmente, no período das chuvas, era feita, pelos funcionários da prefeitura, a limpeza das calhas da Casa de Cultura, para evitar o entupimento e assim problema de infiltração. Sidnei questionou se a atual gestora do departamento se atentou a esse serviço.
“A Casa de Cultura fica no meio de um parque ecológico (Maracá), cada vento e cada chuva é uma imensidão de folhas, que entopem o sistema de escoamento de águas pluviais”, completou Sidnei.
Em relação a um eventual problema na obra para troca do telhado, Sidnei orientou o atual governo a procurar o contrato de execução do projeto e também o gestor da obra, que continua trabalhando no Departamento de Obras. “O telhado foi trocado e absorve mais água. O problema não é mais o telhado e a distribuição de água pelas calhas, mas se elas estiverem entupidas a água fica dentro da estrutura que é um caixote”, explicou Sidnei.
Finalizando suas declarações, Sidnei, comentou o trabalho da comissão de transição nomeada, pelo então recém eleito, prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior. “Se a transição tivesse observado teria dado continuidade na manutenção, mas infelizmente não se atentaram a isso”, concluiu.
O Portal Guaíra Informa, em contato mantido com o ex-Secretário de Infraestrutura e Obras, Fernando Rocha, confirmou que o prazo de garantia de obras contratadas pela Administração Municipal, é de 5 anos, ou seja, a reforma da Casa de Cultura ainda estaria dentro desse prazo.