Em Guaíra: Pronto Socorro lotado. Aumentam os casos de gripe e Covid
Nos últimos dias, em Guaíra, como em várias regiões do país, vem crescendo a procura por atendimento médico por pessoas que apresentam síndromes gripais.
Por serem muito parecidos, os sintomas se confundem entre gripe e a Covid-19. Estão em ascensão no país as variantes H³N² do Influenza (gripe) e Omicron (Covid-19).
Na última semana uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde com a administração da Santa Casa, gestora do Pronto Atendimento local, iniciou as tratativas para, segundo release da Prefeitura, definição de protocolos e medidas a serem tomadas mediante ao aumento dos números de casos de covid-19 e síndrome gripal no município após as festas de final de ano. No primeiro momento foi pensado em separar os atendimentos de pacientes com Síndromes Gripais e suspeitos de Covid-19 dos outros tipos de atendimentos.
No entanto, parece que essas medidas ainda não foram implementadas. O ex-Secretário Municipal da Saúde, Jorge Uatanabi do Prado, em contato com o Portal Guaíra Informa, relatou que o Pronto Socorro está lotado, com muitos pacientes aguardando passar pelo atendimento médico, o que pode representar aumento no número de infectados.
“Durante nossa gestão uma técnica de enfermagem ficava ali na entrada do Pronto Atendimento fazendo uma pré-avaliação das pessoas que buscavam por atendimento e assim já fazia a triagem, evitando ao máximo o contato entre os pacientes”, lembrou Uatanabi.
“São medidas simples e eficazes que trazem resultados importantes no controle das doenças”, finalizou o ex-secretário.