Em Guaíra: Reajuste do Piso do Magistério, feito pelo Governo Federal, não beneficiará professores do município
O presidente Jair Bolsonaro anunciou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (27), que o reajuste no salário dos professores da Educação Básica será de 33,24%. Com isso, o piso nacional da categoria passará de R$ 2.886 para R$ 3.845,00.
Anualmente, o Ministério da Educação anuncia o reajuste salarial aos professores, com base na Lei do Piso do Magistério. O último aumento foi em 2020 – desde então, estava congelado.
Em Guaíra, a maioria dos professores já tem remuneração acima do Piso Nacional da Educação Básica e carga horária de trabalho menor do que a estabelecida pelo Governo Federal, que é de 40 horas semanais. No município a jornada laboral é menor. Cumprindo a Legislação Federal o último reajuste aconteceu em março de 2020.
QUEM TEM DIREITO AO PISO?
O piso atende a profissionais com formação em magistério em nível médio e carga horária de trabalho de 40 horas semanais. O entendimento adotado pela CNTE é que o valor deve ser observado no vencimento de professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira.
O piso não alcança secretários, merendeiros e outros profissionais que não estão enquadrados na carreira do magistério. Segundo o Ministério da Educação, mais de 1,7 milhão de profissionais serão beneficiados.
A depender do plano de carreira aprovado pelo estado ou pelo município, uma mudança no piso também pode levar à correção de aposentadoria