Em Guaíra: Conforme previsto, prefeito Junão faz alteração e tenta aprovar projeto que cria cargos e aumenta salários de comissionados
Como já havia sido antecipado, inclusive pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, alterou o projeto que cria cargos e aumenta salários de comissionados para tentar a aprovação pela Câmara Municipal.
O novo projeto, o 02/2022, que está na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 1º de fevereiro, mantém a criação de cargos, excluindo apenas um, e também altera alguns padrões salarias de outros comissionados, o que pode gerar um grande impacto financeiro na Folha de pagamento da prefeitura, contrariando o discurso do próprio Chefe do Executivo, que garantiu, em entrevista, que iria cortar salários e acabar com cargos comissionados durante seu governo.
No entanto, nesse projeto apresentado à Câmara Municipal, foi embutida pelo prefeito a criação de cargos para algumas especialidades médicas. De Acordo com um vereador na verdade seria a criação de vagas para médicos, uma vez que tem concurso aberto com profissionais já aprovados.
“Esse é um verdadeiro “cavalo de Tróia”. O prefeito embutiu uma necessidade da população no mesmo projeto que cria cargos para acomodar mais apoiadores na prefeitura”, comentou um vereador, que disse que irá se posicionar durante a sessão legislativa.
Um analista consultado pelo Portal Guaíra Informa, foi além. “Se o prefeito estava preocupado com a necessidade por médicos da população, poderia ter enviado um projeto à parte, em regime de urgência, e tenho certeza que a Câmara aprovaria”, comentou.
O presidente do Sindicato dos Servidores, Rodrigo Borghetti, já informou que a entidade não aceitará esse tipo de manobra de dois projetos em um.
O projeto que cria os cargos de interesse do executivo municipal e aumenta salários de comissionados, será lido na próxima sessão e de acordo com o trâmite deve ser remetido as comissões internas da câmara para parecer sendo colocado em 1ª votação no dia 15 de fevereiro. A segunda votação deve acontecer em 1º de março.
Comentário de um munícipe: “Todos sabem que o município precisa de médicos, mas usar isso para criar mais cargos e aumentar salários de comissionadas, é um absurdo. A Câmara deve exigir o desmembramento do projeto. Um assunto não tem nada a ver com o outro”, finalizou.
Com a palavra os vereadores da Câmara Municipal de Guaíra.