Em Guaíra: Edvaldo Morais oficializa solicitação de documentos que comprovem contaminação de alimentos

Em dezembro de 2021, em um vídeo que gerou grande polêmica na cidade, a Chefe do Departamento de Meio Ambiente do município, Estefane Siqueira Leoncini, nomeada para a função pelo prefeito Junão, afirmou que, em decorrência de supostos problemas na Estação de Tratamento de Esgoto Santa Quitéria, a população estaria ingerindo alimentos contaminados por fezes.

Na sessão de terça-feira, 1º de fevereiro, da Câmara Municipal de Guaíra estará na pauta o Requerimento Nº 1/2022, no qual o vereador Edvaldo Doniseti Morais (PSDB) requer que o Chefe do Executivo encaminhe cópias de todos os testes e laudos que embasaram as afirmações de sua chefe de departamento.

No requerimento consta a solicitação das seguintes informações:

  1. Enviar cópia do estudo técnico/laudo subscrito pelo técnico responsável, acompanhado do correspondente Atestado de Capacidade Técnica – ACT, realizado e que comprove as alegações da Chefe do Departamento do Meio Ambiente: Estefane do Nascimento Leoncini Siqueira, afirmando que somente 23% do esgoto do Município é tratado, postada na rede social Facebook em 21 de dezembro de 2021, às 12:39;
  2. Tal laudo deve apresentar também a comprovação de que o esgoto é jogado de forma direta nos cursos de água do município e que a mesma água é usada para a irrigação de lavouras.

O prefeito Junão tem 15 dias de prazo, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, para encaminhar as informações solicitadas.