Em Guaira: Vereadores se unem para solicitar descentralização da Farmácia Municipal
Os vereadores, da chamada “base de apoio” do prefeito Junão, Denir Ferreira dos Santos (PSB), Renan Lelis Lopes (MDB), José Pugliesi de Oliveira Neto (MDB), Francisco Borges de Sousa Filho (PMN), Anderson Aparecido de Lima (PSDB) e Stefanio Bonvino Stafuzza (Cidadania), apresentaram, em conjunto, a Indicação Nº 13, de 05 de janeiro de 2022, que solicita a descentralização da Farmácia Municipal. (Confira na matéria a íntegra da indicação)
Hoje a conhecida “Farmacinha” está localizada na Avenida 31Nº 979, entre as Ruas 26 e 28, no Bairro Jardim Paulista, sendo responsável pela triagem das receitas do SUS e a distribuição dos remédios que integram a cesta de medicamentos que devem ser disponibilizados para a população. A farmácia atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
Na justificativa para a indicação os vereadores citam que em fiscalização feita pelo Ministério da Saúde houve o apontamento da necessidade da descentralização, em especial em virtude do PSF do Bairro João Vacaro que atende moradores de diversos outros bairros.
A centralização da distribuição de medicamentos em um único lugar aconteceu na gestão do prefeito José Eduardo Coscrato Lelis. Na ocasião os PSFs contavam com farmácias, mas que funcionavam em períodos reduzidos devido à falta de farmacêuticos presentes nos postos. Por lei toda farmácia deve contar com a presença de um farmacêutico para poder fazer o aviamento de receitas.
Outro motivo na ocasião era a perda de medicamentos. Sem um controle efetivo de estoque, o medicamento que sobrava em uma unidade poderia estar em falta em outra, podendo até acontecer a perda do prazo de validade do remédio.
Para atender a solicitação dos vereadores, o prefeito Antônio Manoel terá que colocar farmacêuticos em todas as unidades de saúde, mas não se sabe como ficaria o horário de expediente dos PSFs, uma vez que não se tem a informação se haveriam profissionais suficientes para que as farmácias dos postinhos atendam durante todo o dia, como acontece hoje na Farmácia Municipal.