Em Guaíra: No Dia da Água, em março, acontece mais uma campanha “Reviva o Óleo”
Um litro de óleo usado na cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água se for descartado de maneira incorreta, jogado na pia, por exemplo.
Por não se dissolver na água, quando despejadas em rios e córregos, o óleo causa descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies da fauna e também contamina o solo. Para evitar esse risco, nova edição do programa “Reviva o Óleo” será lançado em Guaíra.
A data escolhida para o início da campanha é 22 de março, marcado no calendário como o Dia da Água. A campanha é uma parceria entre o Departamento de Posturas, o Departamento de Meio Ambiente e a Empresa Brejeiro Produtos Alimentícios.
Como ocorreu no relançamento do projeto em 2021, representantes da empresa estarão em Guaíra no dia 22 de março, para novamente fazer a troca de óleo de cozinha usado por óleo novo da marca Brejeiro ou um pacote de arroz Brejeiro. Os locais escolhidos para a troca serão praticamente os mesmos: Praça São Sebastião, galpão da feira Tomozilo Miada e, como novidade, o PSF do bairro Tonico Garcia.
Para fazer a troca basta peneirar ou filtrar o óleo usado, despejar em garrafas pet de dois litros e levar ao posto de troca. Cada 6 litros de óleo usado serão trocados por 1 litro de óleo novo. As embalagens vazias, de qualquer marca, darão direito a troca por picolés também.
A divulgação acontece neste momento com bastante antecedência, para que as donas de casa e comerciantes que consomem óleo de soja, possam se programar e juntar o óleo usado para fazer a troca. Quem não puder comparecer pode solicitar a coleta através do WhatsApp 16 99183-1369.
Quem participar estará colaborando para a preservação do meio ambiente para uma cidade mais sustentável.
Fonte: Prefeitura de Guaíra