Em Guaíra: Deputado que prometeu viaturas para GCM foi expulso do partido após acusação de importunação sexual a deputada

Depois das divulgações feitas pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Guaíra de que o Deputado Estadual Fernando Cury (sem partido) foi recebido por autoridades locais para anunciar o encaminhamento de emendas para a aquisição de viaturas para a Guarda Civil Municipal, muitas manifestações surgiram nas redes sociais, principalmente da população feminina.

Embora a conquista das viaturas seja importante para o município, o passado do deputado incomodou grande parte da população. Cury foi expulso de seu partido Cidadania e foi suspenso por 180 dias pela Assembleia Legislativa após acusação de importunação sexual à, também, deputada, Isa Penna (PSol).

De acordo com reportagens feitas a época, que tiveram grande repercussão nacional, em 16 de dezembro de 2020, as câmeras do circuito interno da Assembleia Legislativa de São Paulo flagraram o parlamentar colocando as mãos nos seios da colega que, por estar de costas pra ele, não pôde impedir. Punido internamente na Casa, Cury ficou suspenso de suas atividades parlamentares por 180 dias.

Em 22 de novembro do ano passado o partido Cidadania expulsou Fernando Cury do seu quadro de filiados. A decisão foi tomada por recomendação do Conselho de Ética da sigla. O parlamentar tem direito de recorrer da decisão.

“O Diretório do Cidadania de São Paulo decidiu nesta segunda-feira (22), por 27 votos a 3, expulsar do partido o deputado estadual Fernando Cury, flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa apalpando em plenário a colega Isa Penna, do PSOL”, afirmou o partido por meio de uma nota

Cury segue como deputado até o fim de seu mandato ou de outra decisão diferente da Alesp. A expulsão do partido não implica em nenhum tipo de cassação.

Fonte: Com informações da CNN Brasil