Consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos está liberada; veja como fazer

Já está no ar o novo site do Banco Central para consultar valores esquecidos em bancos por pessoas físicas e jurídicas. A estimativa é de que haja R$ 4 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de consumidores e empresas só nesta primeira fase. A quantia total chega a R$ 8 bilhões.

O site para consulta havia sido anunciado ainda em janeiro. Mas a novidade animou tanto os brasileiros que o sistema logo ficou sobrecarregado e saiu do ar, fazendo com que o BC suspendesse a operação até que o acesso fosse restabelecido. Agora, a consulta deverá ser feita em uma nova página: valoresareceber.bcb.gov.br

Veja o passo a passo:

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir desta segunda (14);

Digite seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;

Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você saberá o valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br. A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março.

Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito.