Em Guaíra: Após 4 professores testarem positivo para Covid, Creche Olga suspende atividades escolares

A Prefeitura de Guaíra divulgou nesta manhã de segunda-feira, dia 21, nota na qual informa a suspensão das atividades escolares da CEI Olga Abdala Jabbour motivada pela testagem positiva para Covid 19 de quatro professores.

De acordo com a nota os profissionais estão bem de saúde. A suspensão segue até o dia 1º de março. Confira  a íntegra da nota

NOTA CEI OLGA ABDALA JABBOUR

Em conformidade com o Documento Orientador para ano letivo de 2022 e em consonância com a Resolução nº 9 de 28/01/2022 do SEDUC (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) a Diretoria de Educação, Cultura e Esportes seguindo a orientação da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, suspende a partir desta segunda-feira (21), as aulas de três salas da CEI Olga Abdala Jabbour. Sendo duas salas do Berçário I (turmas A e B) e uma sala do Maternal I (turma D). Todos com crianças menores de 2 anos.

Seguindo as diretrizes do Documento Orientador não é permitido o uso de máscara em crianças menores de 2 anos de idade, de acordo com a Nota de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria de 25/05/2020. Em crianças menores, há risco de sufocamento. Sendo recomendado o uso de máscara para crianças entre 2 e 5 anos e obrigatório para crianças acima de 6 anos. O documento também orienta que “se um estudante ou profissional da educação testar positivo para COVID-19 em teste de RT PCR e Rápido de Antígeno, a escola deverá identificar os estudantes que se caracterizam como contactantes, que são os que estiveram a menos de um metro de distância, por período mínimo de 15 minutos e sem o uso de proteção individual”, as medidas a serem tomadas é a quarentena de 7 dias e não frequentar a escola.

A decisão de suspender as atividades presenciais aconteceu após 4 professoras testarem positivo para a Covid-19.

Todas as famílias foram aconselhadas a observar seus filhos e em caso de sintomas procurar o pediatra do PSF da sua região, onde a criança é cadastrada. Se não houver sintomas não há necessidade de procurar atendimento.

De acordo com a Diretoria de Educação em todos os casos, os funcionários que testaram positivo estão bem. Alguns apresentam sintomas leves e outros estão assintomáticos.

As atividades destas turmas estão suspensas entre os dias 21 de fevereiro até 1º de março, período em que os funcionários que testaram positivo vão permanecer isolados.

Ainda segundo a Diretoria, as medidas aplicadas seguem o protocolo do Governo do Estado de São Paulo, e servem para reduzir a transmissão dos casos de síndrome gripal e Covid-19.

Todas as unidades de creches e escolas públicas seguem sendo monitoradas e mantém os protocolos sanitários.

Fonte: Prefeitura de Guaíra