Fim da Piracema: Pesca liberada a partir de hoje, 1º de março

Termina nesta terça-feira, dia 01 de março, o período em que é proibida a pesca nas bacias dos rios Paraná, Paraiba do Sul e Ribeira de Iguape.

A medida, que estava em vigor desde 1° de novembro de 2021, teve o objetivo de proteger os peixes nativos que fazem a piracema – movimento de migração anual realizado por várias espécies nativas para desovar nas cabeceiras das bacias hidrográficas.

Segundo Fábio Sussel, pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura do Instituto de Pesca (IP-APTA), durante a piracema os peixes se deslocam cerca 450 km, desde o Rio Grande até a Cachoeira das Emas – região considerada o maior berçário de espécies do Estado.

Com o fim do período de defeso, a partir deste dia 1 de março as restrições deixam de ter validade. Esse momento é bastante aguardado pelos praticantes da pesca profissional.

No entanto, mesmo com a liberação algumas restrições devem ser observadas como a proibição de uso de redes de pesca e tarrafas por pescadores amadores, além do tamanho permitido de cada espécie para captura, além da quantidade limite de 10 kgs de pescados por pescador.

Fonte: O Diário Interativo