Em Guaíra: Servidores da saúde denunciam falta de material de trabalho para atendimento da população. Prefeitura diz que itens estão em licitação

O Portal Guaíra Informa foi procurado por profissionais da área da saúde do município denunciando a falta de insumos para atendimento da população, o que prejudicaria a qualidade do serviço prestado.

De acordo com esses profissionais estão faltando ataduras, equipo, frasco para alimentação, micropore e até testes de gravidez para serem fornecidos à população (confira print da reclamação).

Equipo é o material utilizado para alimentar o paciente que não tem condições fazê-lo via oral e também para aplicação de medicamentos. Já micropore  é uma fita microporosa que não deixa resíduos ou irritações na pele, por sua fácil remoção, ela é ótima para mudanças frequentes dos curativos ou gazes, sendo ideal para peles sensíveis.

O Portal Guaíra Informa encaminhou a reclamação para o Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal que enviou uma nota tratando do assunto.

A falta dos materiais foi confirmada, mas atribuída aos processos burocráticos dos processos licitatórios. Confira a nota na íntegra.

“Obtivemos as seguintes informações:

Esses materiais estão sendo adquiridos através de duas licitações que foram realizadas, uma dia 16/02 e a outra 21/02/22.

Essa do dia 16/02, algumas atas já foram liberadas e a Prefeitura já fez os pedidos.

Dos itens citados, seguem informações:

– Atadura: empenho enviado ontem (quinta-feira) e produto acabou de ser entregue para a prefeitura;

– Frasco de alimentação:  empenho enviado ontem (quinta-feira) ao fornecedor – aguardando entrega. A Secretaria da Saúde pediu uma previsão ontem (quinta-feira) mesmo para o fornecedor.

– Teste de gravidez: está no pregão do dia 16/02, porém a ata ainda não foi enviada ao Departamento de Compras. A secretária da Saúde tentou contato ontem e hoje (quinta e sexta-feira), mas não conseguiu porque a funcionária responsável está fazendo um curso de treinamento.

– Micropore: está no pregão do dia 21/02. Pelo que o departamento responsável informou na terça-feira, um fornecedor desta licitação entrou com recurso e está com o prefeito para decisão final. Ontem (quinta-feira) a secretária enviou mensagem ao departamento perguntando se já haviam resolvido, porém ficou sem resposta por enquanto.

– Equipo de alimentação enteral: fracassou no pregão. Eles enviaram a lista dos fracassados no dia 24/02 e neste mesmo dia a Secretaria já solicitou compra direta do item. Mandou e-mail neste mesmo dia. Está no departamento de Compras.

– Equipo normal (para administração de medicamentos): mesmo caso do micropore. Está com prefeito. Mas a Secretaria solicitou algumas unidades para a Santa Casa.

Como se vê, há providências em andamento, mas, dependendo do ritmo da burocracia”.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Guaíra