EM GUAÍRA: FALTA DE INTERNET PREJUDICA TRABALHO DE SEVIDORES DE UNIDADE DE SAÚDE

A denúncia foi feita por trabalhadores da área da saúde e veiculada pelo digital influencer, Reginaldo Luiz de Souza, no grupo de conversa por aplicativo “Formadores de Opinião”.

De acordo com o denunciante desde o começo de março a UBS “João Bosco Lellis”, no Bairro Nádia está sem internet, o que tem prejudicado, consideravelmente, o trabalho da unidade, podendo, inclusive, gerar prejuízos para o município por falta de lançamento da produção do postinho no sistema do Ministério da Saúde.

“Está fazendo quase 1 mês que estamos sem internet e agora no começo do mês temos que mandar a produção mensal, para o Ministério da Saúde, para poder vir a verba, e adivinha, o nosso PSF não vai ter faturamento, e vai ter perda de verbas, porque a prefeitura não consegue arrumar a internet! Não estamos conseguindo fazer cadastros, acompanhar vacinas, porque o sistema não roda sem Net. Tá tenso viu”, reclamou o denunciante.

Ainda de acordo com o relato, o problema não estaria restrito a unidade de saúde do Bairro Nádia. “Pelo que eu estou sabendo, no Nádia sei que não está funcionando nada, e no PSF da Vila e nas duas farmácias municipais, estão rodando igual “carroça””, frisou.

O reclamante ainda explica que o problema no fornecimento de internet pela prefeitura estaria relacionado as antenas via rádio. “Antes tinham duas antenas na prefeitura para a Net via rádio, mas uma deu pau, sobrecarregando a que sobrou”, finaliza a denúncia.

Procurada a Diretoria Municipal de Saúde, Juliana Rodrigues, confirmou o problema na internet, mas minimizou a situação informando que foi cedido um computador na Diretoria de Saúde para que possam ser lançadas as informações das unidades de saúde no sistema do Ministério da Saúde.

Conforme explicações de Juliana o  pedido para manutenção dos equipamentos foi feito em novembro de 2021, mas o Departamento de Compras estaria tendo dificuldades para conseguir todos os orçamentos.

“Estamos aguardando o último orçamento (terceiro) para que o processo seja concluído e possamos contratar o serviço. Este pedido foi enviado ao Departamento de Compras em novembro de 2021, e hoje estive pessoalmente na prefeitura, conversando com o Diretor de Compras, que nos informou da dificuldade em conseguir os orçamentos para este serviço, mas comunicou que até semana que vem estaria resolvido. Também disponibilizamos computador na Secretaria de Saúde para que fizessem a digitação”, explicou a Diretora de Saúde.