EM GUAÍRA: EMBORA ALEGANDO TER OPTADO POR DATA POSTERIOR PARA O TORNEIO DE PESCA, PREFEITURA NÃO TERIA LICITAÇÃO ABERTA PARA AQUISIÇÃO DE PEIXES

O início desta semana foi marcado por uma troca de acusações no meio jornalístico da cidade de Guaíra. No centro da desavença o torneio de pesca que anualmente é realizado pela Prefeitura Municipal.

As informações, não oficiais, davam conta de que o torneio aconteceria na Sexta-Feira Santa, dia 15, com a consequente soltura de peixes no Lago Maracá para garantir o sucesso do evento.

Uma das emissoras de rádio da cidade informou que a Prefeitura teria afirmado que o Torneio estaria suspenso. Outra emissora, citou, inclusive, que o evento não poderia acontecer para não prejudicar o Festival de Dança relativos aos festejos de Páscoa.

Na noite de segunda-feira, 11, o Portal Guaíra Informa encaminhou questionamentos ao Chefe de Comunicação da Prefeitura, Ovídeo Nascimento, sobre o assunto e obteve, na manhã de ontem, a seguinte resposta. Confira a íntegra da conversa:

“Boa Noite. Acabei de receber a informação de que a prefeitura não irá realizar o já anunciado torneio de pesca e a causa seria a impossibilidade de comprar os peixes que seriam soltos no Lago Maracá para o evento. A informação é verdadeira? Se verdade, qual o motivo para o cancelamento do torneio?

R: Não, a informação não procede, a Prefeitura deve realizar sim o torneio de pesca, no entanto devido a pandemia, que paralisou todos os eventos de grande vulto por mais de 2 anos, o torneio deve ser realizado em data posterior”. (abaixo print da conversa via Whatsapp).

No entanto em uma rápida pesquisa no Portal da Transparência da Prefeitura, na seção de licitaçõies, não foi encontrado nenhum processo em aberto para aquisição de peixes vivos, com vistas à soltura no Lago Maracá. (confira print acima).

Pelo Portal da Transparência o derradeiro processo licitatório referente ao tema foi realizado em 2019, ano da última edição do Torneio, já que nos anos seguintes, 2020 e 2021, o evento não foi realizado em decorrência da pandemia da Covid 19.

As informações levam a entender que, supostamente, se o torneio fosse realizado agora, a prefeitura não teria como adquirir peixes para fazer a soltura no Lago Maracá.