EM GUAÍRA: VEREADOR ANDRÉ GREGÓRIO BUSCA DE SOLUÇÃO PARA SITUAÇÃO DA BALANÇA MUNICIPAL

Guaíra é um município que tem sua economia voltada para o agronegócio e desde o ano passado, a Balança Municipal localizada no Acesso 3 está desativada. Trata-se de um importante equipamento para produtores rurais, empresas do ramo de grãos e outros produtos que necessitam pesar suas produções para armazenamento ou escoamento para outras regiões.

Na gestão passada, a prefeitura municipal realizou a licitação para a reforma e aquisição de uma nova balança. Devido a problemas com a empresa que venceu o certame a obra foi paralisada em 2021 e desde então, este serviço de pesagem não é oferecido pelo poder público. A atual administração está movendo um processo administrativo contra a empresa para poder realizar uma nova licitação para a conclusão da obra, mas o processo está sendo muito demorado.

O vereador André Gregório (Cidadania) articulou uma reunião na tarde da última segunda-feira na Câmara Municipal, que contou com a presença de empresários da área de comércio de grãos, milho verde e outros produtos, para discutir junto com o advogado do Legislativo, Dr. Heber Gomes de Assis uma alternativa mais rápida para concluir a obra da Balança Municipal e colocá-la em funcionamento.

No encontro, empresários e vereador puderam ter conhecimento da atual situação da obra e dos problemas burocráticos que o poder público está enfrentando para concluí-la. Diante disto, ficou decidido que será mantido contato com a Secretaria Municipal de Obras para obter informações sobre a real situação e estágio da obra e o custo para concluí-la, podendo até existir um rateio entre os empresários para arcar com a despesas, realizar a reforma e entregar a Balança em pleno funcionamento para que o poder público possa administrá-la.

Para o vereador André Gregório é preciso buscar parceria, cortar o caminho para diminuir a burocracia porque o município que tem uma economia voltada para o agronegócio tem dependência do serviço prestado pela Balança Municipal. “A reunião serviu para esclarecer alguns pontos sobre a Balança Municipal que é muito útil para a classe produtora de nosso município e estamos nos colocando à disposição para quebrarmos a barreira da burocracia, concluirmos esta obra que é muito importante para o agronegócio guairense. É uma união de forças e tenho certeza que com fé e determinação vamos conseguir alcançar nosso objetivo que é Guaíra em primeiro lugar. Agradeço a todos os empresários que estão envolvidos neste processo”, disse Gregório.

Além do agronegócio que necessita da Balança Municipal, o serviço da mesma é essencial também para a administração municipal que precisa pesar o lixo doméstico que é coletado pela empresa contratada. Devido a balança estar paralisada, hoje a pesagem é realizada em outro local. Com a regularização deste serviço, haverá maior controle do poder público e também economia de recursos que são gastos com a coleta de lixo na cidade.

Fonte: Câmara Municipal