FEBRE AFTOSA: COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO 2022 NO ESTADO DE SÃO PAULO

Teve início no último domingo, 1º de maio, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de São Paulo 2022. Para esta etapa, o calendário foi alterado. Deverão ser vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade.

A inversão do calendário foi estabelecida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através de ofício-circular encaminhado aos órgãos executores de sanidade agropecuária nos Estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa o qual o estado de São Paulo está incluído.

O objetivo da inversão é garantir a oferta oportuna de vacina contra a febre aftosa nas etapas de vacinação do presente ano. O Departamento de Saúde Animal (DSA), com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), tem envidado esforços para equacionar a demanda de vacina com o cronograma de produção da indústria.

Nesta etapa da campanha serão vacinados aproximadamente 5 milhões de bovídeos. O rebanho total do Estado é de 10,8 milhões de cabeças. A vacinação de outros animais é proibida. O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor rural tem até o dia 7 de junho para declarar a vacinação.

A declaração da vacinação deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Quando não for possível, o produtor poderá acessar a declaração na internet ou entrega-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima.

Além dos bovinos e bubalinos, é necessário declarar todos os animais de outros rebanhos existentes na propriedade, tais como ovinos, caprinos , suínos, equídeos (equinos, asininos e muares) e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (159,85 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESP’s (95,91 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 31,97 reais para o ano de 2022.