EM GUAÍRA: PREFEITURA ORIENTA SOBRE PODA DRÁSTICA E ÁRVORES MORTAS
A Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Fiscalização de Posturas, está orientando os donos de imóveis com árvore morta na calçada, para que providenciem, preferencialmente no prazo de 90 dias, a retirada das mesmas. De acordo com relatórios da fiscalização existem ainda algumas árvores mortas na cidade e infelizmente a solução será cortá-las, e se possível plantar outra no lugar. Muitas delas foram atacadas por cupins ou outras pragas.
PODA DRÁSTICA
Por outro lado, a fiscalização orienta para se evitar as podas drásticas, e a retirada de árvores, somente ocorra com autorização do Departamento de Meio Ambiente. Sem a autorização o munícipe poderá ser multado.
Vale lembrar que a Prefeitura dispõe de lista com contatos de jardineiros que realizam o serviço de forma correta, apesar disso, ainda existem aqueles que realizam a proibida poda drástica. Com esta prática a árvore passa a estar constantemente exposta a doenças e à perda de vitalidade, uma vez que os cortes nos galhos são realizados em pontos distantes da gema na qual aquele galho alvo do corte se originou.
Espera-se que com o apoio da população e dos prestadores de serviço haja uma diminuição do número de autuações por poda drástica ou cortes de retirada de árvores sem autorização do Departamento de Meio Ambiente, ato que infringe a Lei Municipal nº 2.274/2007, passível de multa. Pela infração ao Código Florestal – Lei Federal 12.651, o infrator pode, também, ter que responder, por crime ambiental.
Sempre lembrando que após a retirada de uma árvore deverá ser feito o plantio de nova muda no lugar, que poderá ser retirada no Viveiro Municipal, localizado no Anel Viário Júlio Robim.
Denúncias sobre crime ao meio ambiente podem ser feitas na Guarda Civil Municipal fone 199, Departamento de Posturas fone 3331.5865.