EM GUAÍRA: ABERTO À POPULAÇÃO, CAPS PROMOVE EVENTO REFERENTE À LUTA ANTIMANICOMIAL

No dia 26 de Maio de 2022, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I ‘Marcos Ferreira’) realizará o evento “Perspectivas e Expectativas Para a Saúde Mental no Município de Guaíra-SP” em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Esta ação representa o combate contra a ideia de isolamento das pessoas com sofrimento mental e do preconceito acerca do sofrimento mental. Além disso, o movimento é caracterizado pela luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais, relembrando que todo cidadão tem direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e receber cuidados e tratamentos de forma humanizada e segura.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi o dia 18 de maio e o evento em Guaíra é mais um dentre muitas manifestações e atividades por todo o Brasil, para exigir o fim dos manicômios e em defesa da Saúde Pública e do atendimento humanizado e em liberdade para as pessoas com adoecimento mental.

A luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental ganhou impulso no Brasil na década de 1970, organizada por trabalhadoras e trabalhadores, em especial da saúde, movimentos sociais e sindicais e pessoas que passaram por internações psiquiátricas e seus familiares. Em 1987, durante encontro de trabalhadores da saúde mental, realizado em Bauru (SP), se definiu que haveria um dia nacional de lutas e se discutiu as bases de uma proposta de reforma no sistema psiquiátrico brasileiro.

“O CAPS I “Marcos Ferreira” atende toda a população do município de Guaíra com transtorno mental grave e/ou recorrente oferece serviços especializados em saúde mental tais como: Consulta Psiquiátrica, Atendimento da Equipe de Enfermagem, Farmacêutico para a dispensa de Medicação, Atendimento Psicológico – aos usuários e familiares  e Atendimento em Terapia Ocupacional com Oficinas Terapêuticas”, explica a chefe do departamento de atenção psicossocial e programa de saúde mental, a enfermeira psiquiátrica Patrícia Fernanda Dimas.

O evento será realizado no auditório do Grêmio Colorado das 9h às 11h e das 13h30 às 16h e é aberto à toda comunidade.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

9h – Abertura do evento com café recepção e apresentações culturais

10h – Roda de conversa “Perspectiva e expectativas para a saúde mental no município de Guaíra-sp”

11h – Encerramento e pausa para o almoço

TARDE

13h30 – Exibição do filme Divertidamente

14h30 – Debate sobre o filme

15h30 – Exposição cultural, música ao vivo e café de encerramento

CAPS NA CÂMARA MUNICIPAL

O CAPS I “Marcos Ferreira”, através de seus representantes e pacientes, estará amanhã, 24, na câmara municipal, a partir das 19h30, para expor sobre o movimento da Luta Antimanicomial e sobre o seu trabalho realizado em Guaíra nos últimos 25 anos.

Fonte: Prefeitura de Guaíra