EM GUAÍRA: EX-VEREADOR FIOTI DO GUARITÁ SERÁ HOMENAGEADO COM TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO PELA CÂMARA MUNICIPAL

No próximo dia 2 de junho, quinta-feira, a partir das 20 horas, a Câmara Municipal de Guaíra realizará a sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Benemérito ao guairense Reinaldo de Castro, o Fioti, que é ex-vereador e um dos moradores mais tradicionais do bairro rural São José do Albertópolis, o Guaritá.

A indicação para o título foi do vereador Renan Lelis Lopes e teve como objetivo reconhecer os serviços prestados e a contribuição do homenageado ao desenvolvimento da cidade devido a sua trajetória de vida no município que teve como referência a zona rural, o bairro São José do Albertópolis, o Guaritá, onde é um dos cidadãos mais tradicionais.

O Título de Cidadão Benemérito é uma homenagem concedida pela Câmara Municipal às pessoas que nasceram em Guaíra, que ocuparam cargos de destaque ou desenvolveram atividades que contribuíram de alguma forma para sua cidade e comunidade.

“O senhor Reinaldo tem uma vida ligada à zona rural em especial no bairro São José do Albertópolis, o Guaritá, onde sempre foi muito querido e contribuiu, como presidente da comissão de construção da nova igreja do bairro. Foi vereador de nossa cidade por dois mandatos, trabalhou muito por nossa cidade e agora chegou a oportunidade de receber da Câmara e do povo de Guaíra, esta homenagem”, disse o vereador Renan Lopes.

Durante a sessão solene, serão prestadas homenagens a Reinaldo de Castro. Toda a comunidade está convidada a prestigiar este reconhecimento prestado pela Câmara Municipal.

BREVE HISTÓRICO DO HOMENAGEADO

Reinaldo de Castro nasceu em 10 de dezembro de 1942. É filho de Antônio Rosa de Castro e Piedade Maria de Castro. Desde criança, foi criado com seus avós maternos, Luiza Francisca Borges e Joaquim Ribeiro Órfão, o Joaquim Português. Cresceu na companhia do tio, Sebastião Ribeiro, pessoa que amava e respeitava como se fosse seu verdadeiro pai.

Na adolescência, trabalhou até os 20 anos como tratorista na zona rural, para o casal de japoneses Lau e João Moriguthi. Como todo jovem, com vontade de se divertir, comprou uma sanfona e aprendeu a tocar sozinho, se tornando sanfoneiro, passando a tocar em bailes, festa de casamentos e outros eventos na região rural.

Em 28 de maio de 1966, casou-se com Maria Aparecida Gonçalves de Castro. Passou a trabalhar por contra própria no bairro São José do Albertópolis, o Guaritá, onde instalou uma oficina e borracharia de veículos e máquinas agrícolas, sendo que após alguns anos, conseguiu a ampliação para funilaria e pintura de veículos.

Na profissão, ele sustentou sua família. Ao lado da esposa tem três filhos e três netos. Os filhos Ronaldo, Roberto e Rosimeire. Ronaldo casado com Dircinéia, possuem um filho de nome Reinaldo; Roberto casado com Eloisa, possuem uma filha de nome Maisa e Rosimeire casada com Nilton, possuem um filho, Theófilo.

Na década de 80, Reinaldo de Castro recebeu o convite dos padres Mário Lano e Édisson Páttaro, para um desafio cristão. Ele foi eleito presidente da comissão de construção de uma nova igreja no bairro Guaritá. Durante 12 anos, realizou com apoio dos moradores muitas quermesses e campanhas, para angariar fundos e construir a igreja que também recebeu apoio fundamental do prefeito da época, Dr. Fábio Talarico, que enviou funcionários e maquinários, para fazer todo o serviço de terraplanagem.

Durante a construção da igreja, no ano de 1982 foi eleito vereador de Guaíra para um mandato de seis anos. No ano de 1988 foi reeleito por mais quatro anos. Durante este período, fez vários requerimentos em prol da população, em especial os moradores do bairro Guaritá e região, sendo sempre atendidos pela população.

Fonte: Câmara Municipal