EM GUAÍRA: PREFEITURA RESPONDE ACUSAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA NO TRANSPORTE DA SAÚDE

NOTA DA PREFEITURA DE GUAÍRA

Com a denúncia de uma munícipe sobre a possível negligência do transporte de saúde pública do município, a prefeitura de Guaíra vem através deste esclarecer o caso para informar à população o que realmente aconteceu:

Quando um paciente necessita ir para o Centro de Intercorrência Ambulatorial (CIA) – Hospital de Amor de Barretos – ele precisa seguir os trâmites da urgência, que é ir ao pronto socorro e o médico solicitar a transferência. “De forma eletiva, a diretoria municipal de saúde fornece transporte, mas quando o paciente está com caso que possa acontecer um agravo maior no trajeto, precisa seguir um protocolo, que  exige solicitação médica para ir de forma legalizada, com atendimento médico”, esclarece a diretoria de saúde.

A pasta ainda afirma que, quanto ao caso específico da denúncia da cidadã, na primeira vez, o paciente foi enviado para Barretos, com transporte da prefeitura via transferência, de forma legal, após a família buscar o auxílio através da diretoria de saúde.

Já num segundo momento, o setor não foi acionado, ou seja, não foi solicitada ambulância pelo médico do Pronto Socorro, por isso não houve o transporte.

Quanto aos veículos estacionados no ambulatório municipal, “realmente estavam duas ambulâncias no local, estacionadas para chamados do 192, sendo uma delas somente para urgência e emergência dentro do município; e a outra para transferências intermunicipais, somente por solicitação da Santa Casa de Guaíra a outros municípios. Lembramos que o município não está desprovido de transporte de urgência e emergência, atendendo também todas as demandas eletivas”, completa a diretoria.

Departamento de Comunicação e Imprensa