EM GUAÍRA: SAÚDE MENTAL SE APRESENTA NA CÂMARA DOS VEREADORES

A ideia de fazer uma explanação durante a sessão da Câmara dos Vereadores, surgiu na Plenária para Conferência Municipal de Saúde Mental, quando os próprios pacientes manifestaram o sentimento de que todo trabalho realizado no setor é pouco divulgado. O pedido foi feito e os vereadores acataram a proposta. Assim, na terça-feira, dia 24, antes da abertura da Sessão Ordinária, os envolvidos com a Saúde mental tiveram meia hora para dissertar sobre o cenário do atendimento do Município e as atividades desenvolvidas.

O serviço de atendimento à Saúde Mental funciona no município há 25 anos, atuando sempre com a premissa terapêutica antimanicomial. Com este viés humanizado de abordagem, a rede municipal trabalha a Saúde Mental em três níveis: básica, que ocorre na atenção primária (USFs); moderada, no Ambulatório de Especialidades e o mais complexo no Caps  – Centro de Atenção Psicossocial.

O Caps atua há 15 anos, oferecendo aos pacientes um tratamento condizente com a terapêutica atual para os distúrbios mentais mais complexos, sempre mantendo o propósito de evitar ao máximo as internações. Só são internados pacientes que representam risco para si mesmo e para outras pessoas.

PECULIARIDADES

A OMS – Organização Mundial de Saúde – aponta que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, sendo ansiedade e depressão patologias elencadas no rol de atendimento da Saúde Mental Uma  pesquisa do Instituto QualiBest de Pesquisas de Mercado, Referência em Painéis Online (IPSOS) aponta que 8 em cada 10 brasileiros se preocupam com a saúde mental e Guaíra não foge a regra, e nos três níveis citados, existem 5 mil pacientes em tratamento. No Caps, que acolhe e trata os casos mais complexos, são 700 atendidos

Durante o encontro na Câmara, além de dar visibilidade ao Serviço de Saúde Mental do Município, profissionais e pacientes responderam a perguntas e fizeram solicitações aos vereadores, especialmente no que tange a aquisição de um novo veículo coletivo para o Caps, porque a van que hoje é usada pela unidade de atendimento é muito velha. Parlamentares se comprometeram em buscar recursos com deputados para a troca deste veículo.

Fonte: Prefeitura de Guaíra