EM GUAÍRA: ADMINSTRAÇÃO DÁ SEQUENCIA AS OBRAS PARA CONCLUSÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior e o vice-prefeito José Carlos Soares estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto para acompanhar a reforma dos reatores e também a finalização do emissário no município.

As obras incluem a construção dos 400 metros restantes de emissário, reformar a ETE e colocá-la em funcionamento.

“Nós estamos empenhados em resolver definitivamente essa novela da ETE. Chega de política barata de faltar só 1%. Estamos sendo transparentes e mostrando a realidade para a população. Estamos desmanchando toda a estrutura que foi destruída, parte dela vamos guardar e reverter em outras obras do município. Guaíra, hoje, tem 23% de esgoto tratado, isso é um absurdo dentro do Estado de São Paulo, é uma vergonha para a nossa cidade. Vamos, com nossa equipe, transformar rapidamente esses 23 para 80, 90%. A verdade é essa, vamos terminar parte da ETE, porque ainda tem muita coisa para continuar resolvendo em relação à Funasa”, declarou Junão. Os dados sobre a porcentagem de esgoto tratado foram levantados pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O chefe do DEAGUA demonstrou que a ETE é fundamental para o desenvolvimento do município, pois irá tratar o esgoto e favorecer o surgimento de novos bairros e casas populares. “O DEAGUA está finalizando os 400 metros do emissário, e reformando os 4 reatores da Estação de Tratamento de Esgoto, que são passos fundamentais para que a ETE funcione de verdade, e possibilita, acima de tudo, a construção das casas populares, e encerre de vez esta novela que já custou aos cofres públicos – FUNASA e prefeitura – mais de R$ 7 milhões nos últimos anos”, disse. “Fazendo as adequações, vamos colocar para funcionar para saber quais os problemas que tem. Provavelmente, mais uns dois meses e estará tudo funcionando. E também estamos finalizando os orçamentos para a licitação da parte elétrica da elevatória do matadouro para bombear os efluentes para a nova ETE. O DAEE tem esses dados coletados, dos 100% do esgoto da cidade, Guaíra trata apenas 23%. Temos responsabilidade de fazer esse tratamento chegar a 90%, que são os índices adequados para o Ribeirão do Jardim receber esse esgoto. Estamos com seriedade, nos adequando aqui, removendo o que não funciona e, se Deus quiser, em poucos meses estará tudo funcionando”, completou Caputi.

OBRAS

Na Estação de Tratamento de Esgoto, já foi iniciada a reforma dos reatores que estavam destruídos e fora de funcionamento. Os reatores servem para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica. Um trabalho bem feito pelos reatores faz com que grande parte do esgoto seja tratado, fazendo com que toda a matéria orgânica fique nele depositada, indo para as lagoas, pouca sujeira, permitindo um melhor tratamento do esgoto da cidade.

Quanto ao emissário, até este sábado, 28, a equipe do DEAGUA finaliza os últimos 100 metros restantes dos 400 metros que essa gestão fez.

Fonte: Prefeitura de Guaira