EM GUAÍRA: EVENTO COMEMORA DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL
Na manhã da última quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, realizou o Dia de Luta Antimanicomial no auditório do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (Grêmio Colorado). A data é um marco para a saúde mental, o movimento se caracteriza pela luta e pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
O Centro de Atenção Psicossocial – Caps I “Marcos Ferreira” apresentou na exposição cultural os trabalhos realizados em oficinas terapêuticas pelos usuários do CAPS, houve também apresentação musical e muita reflexão diante do que foi visto, ouvido e sentido.
O tema central foi as perspectivas e expectativas para a saúde mental no município de Guaíra-SP.
A enfermeira psiquiátrica e chefe do departamento de atenção psicossocial e programa de saúde mental do CAPS, Patrícia Fernanda Dimas, destacou a importância do evento. “Falamos sobre a história da Psiquiatria no Brasil e em Guaíra e o caminho que a saúde mental trilhou pra chegar até os dias atuais, em que os portadores de transtornos mentais são tratados em seu território, longe dos muros do manicômio, com a dignidade e amor que merecem, perto de sua família e amigos, sob os cuidados da equipe CAPS”, explicou.
“Foi um evento lindo e muito proveitoso, pois discutimos junto com os participantes do evento a importância de aprender a lidar com os sentimentos e a dor. Esperamos ter cultivado entre os participantes do evento a semente do cuidado humanizado e amoroso e desejamos que sejam multiplicadores desse cuidado. Deixo aqui o agradecimento da equipe CAPS à todos que participaram”, detalhou a Patrícia.
Fonte: Prefeitura de Guaíra