EM GUAÍRA: MUNICÍPIO VIVE EPIDEMIA DE DENGUE

No dia 1º de junho (quarta-feira), Guaíra contabilizou 121 casos positivos de Dengue, o que significa que atingiu a incidência de epidemia, estabelecida para o porte populacional do município, a qual é calculada com o número de casos novos da doença dividido pela população (40.533).

“Segundo as Diretrizes para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo, Guaíra teve a confirmação diagnóstica IgM (exame) suspensa no IAL – Instituto Adolfo Lutz  (exceto casos graves e óbitos) devido a alta probabilidade de casos novos de dengue (epidemia)”, explica Wilker Gléria, chefe do departamento de vigilância em saúde.

“Quando o município está em situação de Epidemia, os testes para detecção de Dengue realizados pelo Estado são suspensos e os casos são diagnosticados por exames clínicos ou por critérios epidemiológicos (sintomas relatados nas notificações), pois a Vigilância Epidemiológica estadual entende que nestes casos o número de positivados aumenta expressivamente e a coleta de amostras destes municípios pode levar à saturação dos laboratórios de análises”, completa.

Entretanto, Guaíra manterá a realização do exame IgM dengue com recursos próprios, além de intensificar ações de vigilância de controle do Aedes aegypti: visitas a imóveis, Pontos Estratégicos (PE), Imóveis Especiais (IE), vigilância entomológica, bloqueio controle de criadouros e está organizando nebulização.

“Primando por um atendimento em saúde efetivo e humanizado, o município realizará exames para a confirmação do contágio de dengue com recursos próprios, porque quer obter dados concretos durante o período de suspensão dos exames pelo Estado, permitindo a elaboração de estratégias assertivas na continuidade das ações de combate à dengue, por outro lado, aliviando o sofrimento e tensão dos pacientes acometidos pela doença, que anseiam por uma confirmação do diagnóstico”, esclarece Wilker.

Em reunião com o setor, o prefeito Junão ressaltou a importância do combate e solicitou a busca por nebulização para a cidade. “Infelizmente, Guaíra chegou ao estado de epidemia de dengue, o que não é uma exclusividade nossa, o país todo sofreu com um aumento de mais de 80% nos casos. No entanto, não vamos nos eximir, vamos fazer diferente, vamos fazer mais. O Estado suspende os exames, quando a cidade entra em epidemia, mas aqui nossa Administração vai manter os exames, com recursos do Município. Esta medida será muito útil para todos os profissionais de saúde que lutam contra a dengue, do agente ao médico, porque com diagnósticos concretos, temos como atuar de forma assertiva no combate, por outro lado, também vamos amenizar o sofrimento das pessoas infectadas, que terão um tratamento adequado e sem a tensão da incerteza do diagnóstico”, relatou o Prefeito Junão.

Fonte: Prefeitura de Guaíra