EM GUAÍRA: PREFEITURA NÃO RESPONDE QUESTIONAMENTO SOBRE CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA UTI DA SANTA CASA
A Santa Casa de Guaíra está sob intervenção do município há vários anos, sendo da Prefeitura Municipal a responsabilidade pela administração do hospital cabendo, inclusive, ao Chefe do Executivo, determinar quem ocupará o cargo de interventor da unidade de saúde.
Na terça-feira, 21 de junho, durante sessão da Câmara Municipal, o vereador Denir Ferreira dos Santos, informou, que em contato com a interventora da Santa Casa teve a confirmação de que a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estaria em funcionando, contando, naquele momento, com 8 pacientes internados.
Como não houve divulgação por parte da prefeitura sobre a retomada das atividades da UTI e que, para o reinicio de prestação de serviços, seria necessária uma série de procedimentos sanitários e burocráticos junto ao Governo do Estado que, inclusive, faz a regulação de vagas pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), alguns questionamentos surgiram sobre as condições de funcionamento da unidade.
Quando implantada na gestão passada a UTI foi concebida para receber, naquele momento, pacientes com Covid. Com a desaceleração dos casos graves, para atender a outras patologias seria necessária a desinfecção da unidade, credenciamento dos leitos no Estado, além de uma equipe de profissionais intensivistas.
No intuito de obter essas informações o Portal Guaíra Informa encaminhou, no dia 22 de junho, uma série de questionamentos para a Chefe do Departamento de Comunicação da Administração Municipal, Alline Casado, sobre as condições de funcionamento da UTI guairense.
Para responder às perguntas a chefe do departamento pediu prazo até na sexta-feira, 24, que foi prorrogado novamente até na segunda-feira, 27. No entanto até esta quarta-feira, 29, após uma semana, nenhum posicionamento sobre o assunto foi encaminhado pela administração municipal.
Confira a íntegra dos questionamentos feitos à Prefeitura de Guaíra:
“Para Alline Casado, boa tarde.
Na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o vereador Denir Ferreira, relatou que a interventora da Santa Casa, confirmou que a UTI da Santa Casa está em funcionamento. Como a intervenção é de responsabilidade da Prefeitura, questiona-se:
1 – Quando a UTI foi reativada?
2 – De onde é a equipe intensivista, como médicos e enfermeiros?
3 – Os pacientes que lá estão internados estão acometidos da Covid 19?
4 – Se não for Covid, quais seriam as enfermidades atendidas na unidade?
5 – Se a unidade estaria atendendo a outras enfermidades, quando a Santa Casa conseguiu a autorização para esse tipo de atendimento?”
Até o momento as perguntas continuam sem respostas.