EM GUAÍRA: PELA SEGUNDA VEZ, PREFEITURA NÃO RESPODNE QUESTIONAMENTOS SOBRE SITUAÇÃO DA SANTA CASA

Pela segunda vez, em menos de 30 dias, a Prefeitura de Guaíra, interventora da Santa Casa, não respondeu a questionamentos feitos sobre a situação do hospital.

A primeira falta de repostas foi ao questionamento sobre como a UTI, Unidade de Terapia Intensiva, havia sido colocada em funcionamento novamente. O vereador Denir Ferreira dos Santos, em pronunciamento na Câmara Municipal, havia relatado que a unidade estava em pleno atendimento de pacientes.

Na ocasião, foram encaminhadas, no dia 22 de junho, pelo Portal Guaíra Informa ao Departamento de Comunicação da Prefeitura, as seguintes perguntas:

“Na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o vereador Denir Ferreira, relatou que a interventora da Santa Casa, confirmou que a UTI da Santa Casa está em funcionamento. Como a intervenção é de responsabilidade da Prefeitura, questiona-se:

1 – Quando a UTI foi reativada?

2 – De onde é a equipe intensivista, como médicos e enfermeiros?

3 – Os pacientes que lá estão internados estão acometidos da Covid 19?

4 – Se não for Covid, quais seriam as enfermidades atendidas na unidade?

5 – Se a unidade estaria atendendo a outras enfermidades, quando a Santa Casa conseguiu a autorização para esse tipo de atendimento?”

Mesmo atendendo as solicitações de tempo maior para encaminhamento das respostas, a Prefeitura não se posicionouo sobre o assunto.

Já na semana passada, o Portal Guaíra Informa, recebeu a informação de que fornecedores de Guaíra e outras cidades, estariam sem receber da Santa Casa.

O Portal buscou a confirmação ou não das informações, enviando questionamento no dia 30 de junho, por meio do Departamento de Comunicação da Prefeitura, mas nenhuma resposta foi enviada até o momento.

Foram feitos os seguintes questionamentos:

“Fornecedores de Guaíra e região, relataram que estariam com pendências financeiras junto a Santa Casa, não conseguindo receber por produtos vendidos à instituição. Tal situação estaria causando o desabastecimento de insumos no hospital. O Portal da Transparência da Santa Casa não está atualizado, pelo menos não conseguimos acessar as informações.

1 – A informação procede?

2 – Se sim, qual o valor devido aos fornecedores de janeiro de 2022 até o momento?

3 – Qual o motivo para os atrasos dos supostos, pagamentos?

4 – Quando os pagamentos serão efetuados?”

Sem as informações a Administração Municipal deixa de esclarecer a toda população sobre a situação do hospital guairense.