EM GUAÍRA: ARQUITETO NIVALDO GOMES RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO GUAIRENSE. INDICAÇÃO É DA EX-VEREADORA MAURÍLIA LANDIM

Em uma cerimônia informal, a Câmara Municipal realizou a entrega do Título de Cidadão Guairense a Nivaldo Gomes, arquiteto autor de projetos arquitetônicos no município de Guaíra, dentre eles o Paço Municipal Messias Cândido Falleiros, Câmara Municipal e Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello.

A indicação do título foi apresentada pela ex-vereadora Maurilia Landim no ano de 2011 e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Na cerimônia, compareceram o presidente do Legislativo, vereador Anderson Lima, os vereadores Francisco Borges de Sousa Filho (Chiquinho Sousa), Renal Lopes e Stefanio Stafuzza.

Na oportunidade, a ex-vereadora Maurilia Landim fez a entrega da placa metálica conferindo o título de Cidadão Guairense e fez a leitura do histórico do homenageado. Após receber o título, Nivaldo Gomes falou de sua admiração por Guaíra e agradeceu pela homenagem.

HISTÓRICO NIVALDO GOMES

Nivaldo Gomes, nasceu na vizinha cidade de Viradouro no dia 13 de julho de 1933.Filho de Flauzino Gomes Ferreira e Idalina Bruschini Gomes. Mudou-se para Barretos ainda menino, no ano de 1940, com seus pais e irmãos Divaldo, Nilza e Maria José. Depois nasceram Evaldo e Rosa Maria.

Seus pais tudo fizeram para que Nivaldo fizesse um curso superior. Cursou o primário no Grupo Escolar, onde duas coisas muito lhe marcaram: a inesquecível professora dona Aleida e a irreparável demolição do tradicional edifício que, em sua opinião, era um grande patrimônio arquitetônico e cultural da cidade de Barretos.

Depois iniciou curso colegial no “Estadão” e concluiu em São José dos Campos, onde residiu por 4 anos. Em 1996 foi para São Paulo e em 1958 ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, tendo antes prestado vestibular na Escola Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro, retornando a Barretos no ano de 1964.

Casou-se no ano de 1977, com Marta Maria Froner Gomes, falecida no ano de 2005. É pai de quatro filhos, Nivaldo Júnior, Heloisa, Luciana e Marcelo.

Como arquiteto, Nivaldo Gomes fez centenas de projetos para clientes de Barretos e região. Alguns de sua autoria: Templo da Loja Maçônica “Fraternidade Paulista”, onde é membro, sede do Campo Rio das Pedras Country Club, com lagos, conjunto aquático e amplos salões; ampliação da sede social do Grêmio Literário e Recreativo, restaurante, american bar e boate, ginásio de tênis, na praça de esportes.

Em Guaíra, na gestão do ex-prefeito Aloizio Lelis Santana e Dr. Waldemar Chubaci, projetou vários projetos, dentre eles o Parque Permanente de Feiras e Exposições, que complementa o Parque Ecológico Maracá, o Ginásio de Esportes, o Recinto do Torneio Leiteiro e o Centro Social Urbano.

Fez também o projeto do Paço Municipal Messias Cândido Falleiros (prefeitura) e da Câmara Municipal, a Casa de Cultura professor João Augusto de Mello, Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB – Guaíra), Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, restaurante do clube de campo do Grêmio Literário e Recreativo XVIII de Maio.

 

Com o arquiteto Mário Basso projetou a residência do senhor João Monteiro de Barros Filho, presidente da Rede Vida.

Nestes anos em que idealizou projetos importantes para a cidade de Guaíra, auge de sua carreira profissional, fez grandes amigos e passou a admirar muito a cidade, local hoje que é um dos principais roteiros do arquiteto, que sempre quando pode vem a Guaíra, rever amigos e matar saudade. Tem seu nome divulgado no livro “Águas que correm pelos Sertões do Caiapó”, que conta a trajetória de Guaíra.

Nivaldo também projetou o Memorial do Peão de Boiadeiro, em construção no Parque Peão, com mil metros quadrados.

Com participação comunitária, foi presidente de várias entidades: UNIAR, CIAS, NUB – Núcleo dos Universitários de Barretos e conselheiro do Grêmio. Também foi presidente do Clube Os Independentes em gestões marcadas por fatos de grande importância na história do clube e da Festa do Peão de Boiadeiro. Em 1967 adquiriu com sua diretoria, da Família Menezes, o primeiro imóvel do clube, o prédio da Praça Francisco Barreto, construído em 1912 e que conta com sua arquitetura preservada até hoje.

Em 1972, trouxe a Barretos o Presidente Emílio Garrastazu Médici, o primeiro presidente da República a comparecer na Festa do Peão de Boiadeiro, com grande participação do então Deputado Federal Sebastião Monteiro de Barros. Em 1973, idealizou a construção de um parque próprio para a festa, adquirido por Dr. Rubens Baroni uma área para tal finalidade. A ideia que mais parecia um sonho acabou virando realidade, porque foi encampada por companheiros idealistas e corajosos que adquirindo outra área maior não mediram esforços para a concretização do sonho.

Nivaldo Gomes, recebeu o título Gente que é Notícia em 1972, sendo uma pessoa determinada, idealista e sonhadora. Gosta de acompanhar os acontecimentos políticos, mas nunca teve sua participação efetiva como tal, embora tenha sido convidado a ser candidato a prefeito pelos companheiros do MDB barretense. Foi secretário de Planejamento da gestão do ex-prefeito Dr. Uebe Rezeck, desenvolvendo vários projetos.

Diretor Cultural da ABEAA, vice-presidente da UNIAR, Coordenador do Museu Histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro de Os Independentes.

Fonte: Câmara de Guaíra