EM GUAÍRA: CONFIRMANDO A INFORMAÇÃO DO PORTAL GUAÍRA INFORMA, DENIR FERREIRA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Confirmando as informações já veiculadas pelo Portal Guaíra Informa, de que poderia existir um acordo que definiria os ocupantes dos cargos da mesa diretora da Câmara Municipal, o vereador Denir Ferreira dos Santos (PSB) foi eleito o novo presidente do Legislativo guairense. Os vereadores Francisco Borges de Sousa Filho “Chiquinho” (PMN), e Renan Lelis Lopes (MDB) foram eleitos vice-presidente e 2º secretário, respectivamente. Como não houve vacância no cargo de 1º Secretário, a função continuará com o vereador Stefanio Stafuzza (Cidadania).

A nova mesa diretora assumirá as funções em 1º de agosto, permanecendo nos cargos por cinco meses, até 31 de dezembro de 2022.

Embora o resultado fosse conhecido o que chamou a atenção foi a ausência de 5 vereadores, dos 11 eleitos para o Legislativo Municipal.

Os vereadores Rafael Talarico, José Reginaldo Moretti e Edvaldo Donisete Morais, todos do PSDB, Caio Cesar Augusto (União Brasil) e André Gregório (Cidadania) não participaram na eleição para os cargos em disputa.

Procurados pela reportagem do Portal Guaíra Informa, os vereadores localizados. informaram que quando a reunião foi marcada, nesta terça-feira, 19, os mesmos já tinham compromissos assumidos e não poderiam estar presentes ao encontro nesta quarta-feira.

Participaram da votação os vereadores: Anderson Aparecido de Lima (PSDB), Denir Ferreira dos Santos (PSB), Francisco Borges de Sousa Filho (PMN), José Pugliesi de Oliveira Neto e Renan Lelis Lopes, ambos do MDB, e Stefanio Stafuzza (Cidadania).

Sobre a ausência dos cinco vereadores que não participaram da sessão extraordinária, um analista político local comentou que “por saberem que seriam votos vencidos, em decorrência de um suposto acordo pré estabelecido dentro do Legislativo, esses parlamentares optaram por cumprir seus compromissos pessoais, uma vez que estando presentes ou não o resultado já estaria definido, ou seja, “a ordem dos fatores não altera o produto”.

Esta foi a primeira vez que os principais cargos da mesa diretora da Câmara Municipal foram eleitos com apenas 66% dos vereadores presentes na história do Legislativo Municipal.

Como parece haver um acordo dentro do grupo de sustentação do prefeito Junão na Câmara Municipal, pode-se imaginar que já esteja definida, também, a formação da mesa diretora para o ano de 2023.