EM GUAÍRA: CIDADE TEM CASO SUSPEITO DA VARÍOLA DOS MACACOS
A Santa Casa Guaíra e a Diretoria Municipal de Saúde já formataram um plano de ação imediata contra a Varíola dos Macacos (Monkeypox) adotando protocolos de procedimentos para os casos suspeitos da doença. Três casos foram abordados nos últimos dias, sendo que dois foram descartados, e um, aguarda resultado de exames.
O médico infectologista da Santa Casa, Dr. Thiago Cesar Pardi informou é quem vai orientar os profissionais da unidade acerca dos cuidados necessários para manter a segurança do pessoal de atendimento à saúde, bem como os pacientes. Ele deve treinar médicos, enfermeiros e demais funções com base nas orientações dos órgãos de vigilância epidemiológica.
O profissional ainda relatou que o paciente, que aguarda resultado, está em casa com quadro clínico estável e, todos os procedimentos para evitar a propagação do vírus foram tomados, abrangendo o paciente e seu círculo de convivência.
O médico e a interventora da Santa Casa, Franciene Lucas, gravaram vídeo esclarecendo para a população que o hospital está atento à nova epidemia, que pode ser mitigada com atuação dos profissionais de saúde, com apoio da população (Veja Vídeo).
A Diretoria de Saúde do Município também está colocando em andamento o plano de ação imediata. O Dr. Thiago, com orientações do Ministério da Saúde, adaptou o fluxograma para cada unidade de saúde do município (USFs, Especialidades, Pronto Socorro, Especialidades Odontológica, Fisioterapia, CAPS e Assistência Farmacêutica) estabelecendo os protocolos, de acordo com a característica do atendimento prestado por cada uma das unidades.
TRANSMISSÃO
Conforme instituições de atendimento, tratamento e pesquisa em infectologia de vários países já afetados, na atual epidemia, a forma de transmissão entre humanos ocorre principalmente, por meio de contato pessoal, com lesões de pele ou troca de fluídos corporais. No entanto, reforça-se a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos de atendimento à saúde.