EM BARRETOS: CONFIRMADOS 2 PRIMEIROS CASOS DE VARÍOLA DOS MACADOS
A Secretaria Municipal da Saúde de Barretos confirmou os dois primeiros casos de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macados. A cidade ainda aguarda resultados dos exames de outros 5 casos suspeitos.
Os casos positivos são de um adolescente de 16 anos que buscou atendimento na UPA no dia 11 de agosto, com sintomas, e de um jovem de 25 anos, que passou pela Unidade de Saúde do bairro Pimenta no dia 09/08. Ambos seguem em isolamento em casa por um período de até 21 dias, sendo monitorados através do Telessaúde e serão liberados somente após a constatação da cicatrização das feridas, evitando assim o contágio de outras pessoas.
Familiares e pessoas próximas a estes pacientes também estão sendo monitorados, mas não necessitam de isolamento no momento.
Plano de combate à doença
Profissionais de saúde de todas as unidades da atenção básica, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Santa Casa da cidade foram treinados para os atendimentos de casos suspeitos da monkeypox.
O plano de combate à doença foi definido entre as equipes da Vigilância Epidemiológica do município, coordenação da Atenção Primária à Saúde, UPA e Santa Casa, de acordo com o Secretário da Saúde Kleber Rosa.
A secretaria municipal de Saúde orienta as pessoas que apresentem sinais que possam ser indicativos da doença a procurarem uma unidade de saúde da cidade para serem avaliadas pelos profissionais. Sendo constatada a suspeita da doença, é feita a coleta da amostra que segue para análise. Durante esse período o paciente permanece em isolamento, sob observação e monitoramento dos profissionais da rede de saúde do município.