EM GUAÍRA: ENQUANTO UPPA TEM QUE DEIXAR ÁREA DE ABRIGO DE ANIMAIS, COMO ESTÁ O PROJETO DA CLÍNICA VETERINÁRIA MUNICIPAL?

Após os integrantes da UPPA, União Pela Proteção Animal Guaira-SP, revelarem que terão que deixar a área utilizada hoje para o abrigo de animais errantes, questionou-se a criação de um lugar para acolhimento desses animais;

Um projeto importante e que não é mencionado no atual governo é o da Clínica Veterinária Municipal, idealizado pela gestão do prefeito Edvaldo Morais, em 2021.

De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, à época, a clínica seria construída junto ao Horto Municipal, antiga chácara do matadouro e previa a construção de canis e gatis, locais para banhos, consultórios, sala para cirurgias, farmácia e área para banho de sol dos animais, além da área administrativa do departamento.

A intenção de Edvaldo era de que a Clínica Veterinária Municipal funcionasse como um hospital público de pets, voltada para o bem-estar de animais de rua, como cães e gatos que se encontram em situação de abandono. “Nessa clínica os animais de rua seriam recolhidos, limpos, tratados, medicados, castrados e colocados para adoção, tirando a sobrecarga que ocorre hoje sobre os nossos queridos cuidadores”, disse o vereador Edvaldo Morais.

De acordo com Edvaldo Morais, em 2021 foi iniciado o processo licitatório para a construção da clínica e a atual administração teria sido informada desse processo durante a transição de governo, mas ao que tudo indica não teria havido a continuação. “Nada impede que a atual gestão faça a licitação. Nós deixamos dinheiro em caixa e projeto aprovado para que a Clínica fosse construída resolvendo de vez a situação dos cães abandonados e auxiliando o trabalho das cuidadoras de pets”, finalizou Morais.