EM GUAIRA: CERCA DE 5% DAS CRIANÇAS NASCIDAS NO MUNICÍPIO NÃO RECEBERAM O NOME DO PAI NA CERTIDÃO
De acordo com os números registrados no Portal da Transparência do Registro Civil, que integra a plataforma nacional, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne as informações referentes aos nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 cartórios de Registro Civil do Brasil, 39 bebês nascidos neste ano em Guaíra, não têm o nome do pai na certidão.
Os dados lançados na plataforma mostram que nos 8 primeiros meses deste ano, 39 crianças foram registradas sem o nome do pai, chamados “pais ausentes”, o que representa pouco mais de 5% dos 710 nascimentos registrados no município.
Na série histórica iniciada em 2016, de um total de 6,768 crianças registradas na cidade, 305 tiveram apenas o nome da mãe na certidão de nascimento (menos de 5%).
Já no Brasil, os dados mostram que neste ano (2022), 100.717 crianças foram registradas sem o nome do pai. Este ano, foi registrado o menor número de nascimentos para o período desde 2016, totalizando 1.526.664 recém-nascidos, ou seja, 6,5% do total de recém-nascidos no país têm apenas o nome da mãe na certidão de nascimento.