APÓS NOVA DETERMINAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, SEGUE LIBERADA A PESCA DO PINTADO

Foi publicado nesta terça-feira (06) no Diário Oficial da União, uma portaria do Ministério do Meio Ambiente que permite a pescaria do pintado em todos os rios do país até o início da próxima piracema.

Com a mudança, a lista de peixes e animais invertebrados aquáticos ameaçados de extinção divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) só passa a valer a partir do dia 05 de dezembro.

A alteração foi feita na mesma semana em que a pesca do pintado estaria proibida no Brasil.

Um levantamento de dados feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra uma redução de 30% no número de peixes da espécie nos últimos 15 anos. “Hoje o pintado está em uma categoria que chamamos de vulnerável. Entre as categorias de ameaça é a mais baixa, mesmo assim, é uma categoria de risco”, enfatiza Carla Natasha Marcolino Polaz, bióloga e analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA).

A compilação de estudos sobre o assunto aponta que a principal ameaça para o pintado são as hidrelétricas. “As barragens interrompem a rota migratória da espécie, principalmente nas bacias do Alto Paraná e do Alto São Francisco. São bacias com uma sequência de barragens que deixam os peixes isolados e eles não conseguem completar o ciclo de vida”, explica Luciana Carvalho Crema, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA) do ICMBio.

Fonte