SANTA CASA DE GUAÍRA EMITE NOTA OFICIAL SOBRE ATENDIMENTO A GESTANTE QUE ENTROU EM TRABALHO DE PARTO NA VIA PÚBLICA
NOTA DA SANTA CASA DE GUAÍRA
A Santa Casa de Misericórdia de Guaíra vem, através desta de forma oficial, esclarecer fatos sobre o seguinte ocorrido que tomou grande repercussão pela população na data de ontem, 15 de setembro de 2022, na Unidade de Pronto Socorro desta instituição.
Acontece que por volta das 15h50m, chega paciente com gestação de alto risco, já em acompanhamento por equipe especializada no quadro em outra cidade, gemelar de 26 semanas, com queixa de dor em baixo ventre e contração de treinamento, sem perda de liquido ou sangramento, com movimentação fetal presente pela manhã. A mesma foi atendida pela equipe médica plantonista no momento, onde foi constatada presença de batimentos cardíacos em ambos os fetos, e ausência de dinâmica uterina, medicada conforme indicação para o quadro e mantida em observação, feito contato com obstetra plantonista, pela equipe médica, onde foi orientado como proceder diante do quadro apresentado. Durante a permanência no atendimento, paciente não apresentou dinâmica uterina, e relatou melhora da dor, informadas todas as orientações gerais e retorno se necessário.
Volta paciente após cerca de 1h trazida pelo SAMU, já em trabalho de parto, período expulsivo concluso, onde foi atendida imediatamente e realizada todas as manobras necessárias, tanto em gestante quanto nos recém nascidos.
Esclarecido à paciente e aos familiares por toda a equipe médica todo o ocorrido em exato momento, pela manhã na data de 16 de setembro, equipe administrativa do hospital seguiu contato com paciente e responsável legal pela mesma, onde foram orientadas. A Santa Casa segue tomando todas as providências cabíveis e necessárias para suporte da paciente e familiar, acionado serviço social da instituição e rede de assistência social municipal, onde será prestado todo apoio socioassistencial durante e após período de internação.
A princípio, após averiguações, foram seguidos todos os protocolos existentes para o quadro da paciente, continuaremos nos próximos dias com as averiguações pertinentes ao caso, onde estaremos à disposição para maiores esclarecimentos se necessário.
Essa instituição, juntamente com toda a equipe médica, enfermagem e todos outros funcionários, lamenta muito pelo ocorrido e se solidariza principalmente com paciente e seus familiares neste momento, e entende toda a repercussão e proporção tomada diante dos acontecidos.
Guaíra, 16 de setembro de 2022
Franciene Lucas
Interventora