APÓS ACUSAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA, SANTA CASA DE GUAÍRA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Neste sábado a postagem feita por um munícipe tipificando como negligente o atendimento oferecido a seu pai no Pronto Socorro da Santa Casa de Guaíra viralizou nas redes sociais.

De acordo com o munícipe não teria sido feita a internação de seu pai, mesmo apresentando, segundo ele, o encaminhamento necessário e que mesmo debilitado o paciente teria recebido alta médica vindo, posteriormente, a óbito. O jovem acredita que seu pai faleceu, em suas palavras, por falta de atenção.

Na manhã deste sábado, por meio da rede social da Prefeitura de Guaíra, que administra a Santa Casa por meio de intervenção municipal, o Hospital emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto. Na postagem da Prefeitura não tem a assinatura e nem o cargo da pessoa responsável pela emissão da referida nota.

No esclarecimento a Santa Casa afirma que o paciente era portador de câncer e que passaria pela primeira consulta no Hospital de Amor, em Barretos, na próxima sexta-feira, dia 18, mas que teria passado pelo pronto atendimento por diversas vezes para ser medicado em decorrência da dor que apresentava por conta da doença.

O hospital ainda cita que a alguns dias o paciente apresentou queixa de constipação intestinal e que ao serem realizados exames laboratoriais e por imagens, a equipe médica teria descartado a gravidade no quadro clínico analisado.

A Santa Casa reafirmou seu empenho na resolução dos casos, mas esclareceu que as internações e transferências para outros serviços independem do desejo da equipe médica do Pronto Socorro que é responsável, apenas, pela solicitação ficando no aguardo da negativa ou do aceite do caso por parte do destino solicitado.

Acompanhe, na íntegra, a nota emitida pela Santa Casa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“A Santa Casa de Misericórdia de Guaíra vem por meio deste esclarecer sobre a publicação que viraliza em redes sociais com acusação de negligência médica por parte da equipe do pronto socorro, que resultou em óbito de um munícipe.

O paciente em questão vinha de passagens frequentes em nossa unidade para analgesia de dor de etiologia oncológica (câncer), para a qual aguardava tratamento no hospital de amor em Barretos com primeira consulta agendada para 18/11/2022.

Contudo, há alguns dias, o paciente apresentou queixa de constipação intestinal. Foram realizados exames laboratoriais e de imagem além da avaliação da equipe de cirurgia geral, sendo descartada gravidade do quadro abdominal por mais de uma vez.

Esclarecemos ainda que, para a queixa de constipação, o paciente não apresentava sinais de gravidade que justificassem transferência ou internação, mas ainda assim, a equipe médica do pronto socorro fez diversas tentativas da mesma, sempre orientando e esclarecendo dúvidas dos familiares.

Informamos que o paciente apresentava-se emagrecido e enfraquecido devido à dificuldade de alimentar-se ocasionada pela doença oncológica, quadro este que levou nossa equipe juntamente com assistência social realizar diversas tentativas de adiantamento da consulta e início de tratamento junto ao hospital de amor porém sem sucesso.

Ressaltamos ainda o nosso empenho na resolutividade dos casos, porém as internações e transferências para outros serviços independem do desejo da equipe médica do pronto socorro, sendo esta apenas responsável pela solicitação e aguarde de negativa ou aceite do caso por parte do destino solicitado.

Aproveitamos para nos solidarizarmos mais uma vez com os familiares, nos colocando à disposição dos mesmos para quaisquer esclarecimentos”.