VÍDEO; GCM CAPTURA JARARACA EM RESIDÊNCIA DE GUAÍRA

A equipe da Guarda Civil Municipal, com os GCMs, Rodrigues, Roque e Claudemir, foi solicitada a comparecer em uma residência na Rua 48 no Bairro Antônio Manoel para fazer a captura de uma cobra.

De acordo com os moradores, os cachorros estavam latindo e quando eles abriram o portão do imóvel a cobra estava no local.

Os Guardas Civis identificaram o réptil como sendo da espécie “jararaca”. Foi feita a captura e o animal foi libertado em área de preservação, seu habitat natural.

De acordo com o Ministério da Saúde, a espécie é a maior causadora de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil, e é responsável por mais de 90% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Hospital Vital Brazil, que atende vítimas de acidentes ofídicos no Butantan.

Quando da picada a reação ao seu veneno muda de acordo com a idade da cobra: o dos juvenis tem ação anti-coagulante sanguínea, mas na fase adulta a ação inflamatória é mais intensa.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas como nas gengivas. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.