APÓS CASSAÇÃO DOS ELEITOS PELA JUSTIÇA, NOVOS VEREADORES TOMAM POSSE EM COLÔMBIA

Os vereadores Nayra Bianca Rodrigues Pereira (Solidariedade), Marcos Antônio Gonçalves (PSD) e Diogo Silva Zaggo (Republicanos), que assumiram na sexta-feira, 11, deverão tomar posse oficialmente em suas cadeiras na Câmara Municipal de Colômbia na noite desta quarta-feira, 16, durante sessão solene às 19 horas. O trio assume as cadeiras na casa após a recontagem de votos determinada pela Justiça Eleitoral, já que três vereadores tiveram seus diplomas cassados em razão do lançamento de candidaturas fictícias nos partidos dos quais fazem parte nas eleições de 2020, para completar a cota de gênero. Durante a sessão os vereadores deverão fazer o juramento e discursar.

CASSAÇÃO

Os vereadores Bruno César Lima, do PSDB, Márcio Lopes de Oliveira (Podemos) e Rosana Aparecida de Paula Dorigon (Podemos), tiveram seus diplomas cassados após o Partido da Social Democracia Brasileira e Podemos terem todos os votos anulados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na sessão de julgamentos do dia 21 de outubro.

Os cassados haviam assumido seus postos em janeiro de 2021. Além dos vereadores todos os suplentes de ambos os partidos ficaram impedidos de assumir. Após a cassação, ficou determinada a recontagem total dos votos para reajustar as cadeiras do Legislativo, sendo realizada no dia 4 de novembro.

Após a posse, será realizada a eleição da Mesa Diretora da casa legislativa composta por um presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários para o biênio de 2023 a 2024.

ELEIÇÕES 2020

Nayra Bianca Rodrigues Pereira obteve 128 votos nas eleições municipais e Marcos Antônio Gonçalves assume após somar 103 votos no pleito, enquanto que Diogo Silva Zaggo somou 100 votos, em 2020.

Fonte: Portal Notícias Colômbia