VÍDEO; GRANIZO COBRE RODOVIAS NA REGIÃO E SURPREENDE MOTORISTAS

O granizo cobriu um trecho da Rodovia Abrão Assed (SP-333) na tarde deste sábado (19) entre Serrana (SP) e Serra Azul (SP). Por causa do gelo na pista, motorista foram obrigados a parar para evitar acidentes.

Em um dos vídeos o passageiro de um carro chega a perguntar se a cobertura branca na estrada era neve.

Várias cidades da região, como Ribeirão Preto (SP), Brodowski (SP), Barrinha (SP), Jaboticabal (SP), Jardinópolis (SP), Luís Antônio (SP) e Guariba (SP) registraram chuva de granizo neste sábado.

Em Brodowski, o sítio de Renato Jorge e Silva ficou branco de tantas pedras de gelo. Segundo o morador, os mamoeiros ficaram desfolhados e parte das frutas caiu com as pancadas do gelo.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram moradores juntando o granizo com o tamanho do de ovos de codorna com as mãos no chão.

O que é o granizo

A meteorologista da Climatempo Carine Gama explica que o granizo pode ocorrer a qualquer época do ano, mas é mais comum na primavera por causa do calor combinado com a umidade que chega principalmente da região Norte do país.

O fenômeno está associado à formação de nuvens cumulonimbus, com grande desenvolvimento vertical.

“O calor combinado com a umidade que vem da região Norte do país e que também se forma nas camadas mais altas da atmosfera favorece a formação de nuvens grandes com desenvolvimento vertical, as cumulonimbus. Nas áreas mais alta da cumulonimbus, a temperatura está muito abaixo de zero grau, tanto é que podemos observar temperaturas inferiores a -20ºC, -30ºC, e é lá que o granizo se forma. O granizo vai crescendo até que ele fica tão pesado que ele desce.”

Segundo Carine, a corrente descendente de ar e o próprio peso trazem o granizo para baixo.

“Ao invés de chover água, chove pedrinhas de granizo. Até chegar ao solo parte acaba virando líquido, mas ele ainda consegue chegar em forma de pedra.”

Fonte: G1