PREFEITURA DE GUAÍRA NEGA COMPLICAÇÕES PÓS CIRURGICAS EM CASTRAÇÕES DE ANIMAIS
O Portal Guaíra Informa recebeu a informação de que alguns animais que teriam passado pela cirurgia de esterilização (castração) oferecida pela Prefeitura de Guaíra, por meio do programa municipal de castrações, teriam tido complicações pós operatórias e que, pelo menos, um pet teria vindo a óbito em decorrência desses supostos problemas.
Também foi relatado que a empresa contratada, por licitação, pela Prefeitura Municipal, teria terceirizado para outros profissionais, pelo menos, parte das castrações que teria que realizar.
Foi encaminhado questionamento a Chefe do Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal, Marina Tristão, por meio do Departamento de Comunicação, que confirmou ter recebido o comunicado da morte do animal, mas que não teve como fazer a necrópsia para investigação e identificação da causa do óbito, não podendo afirmar se houve ou não algum erro cirúrgico.
“O Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal informa que recebeu o comunicado da morte do animal cinco dias após o ocorrido e a proprietária do mesmo já havia descartado o corpo, o que impossibilitou a necrópsia para procedimentos investigativos. Não havia como constatar se havia sido erro cirúrgico ou outra situação, já que este referido animal, que recebeu a cirurgia, saiu bem do centro de Castração, após os procedimentos. Assim, a chefe do setor afirma que não há como fazer notificações contra a empresa licitada para tal, ou proprietária”, explica a nota.
Sobre a suposta terceirização de castrações que teria sido feita pela empresa contratada para realizar os procedimentos, a prefeitura negou a informação.
“Referente à terceirização, não procede, pois, segundo a chefe do setor, a empresa contratada pela prefeitura, através de processo licitatório, vem semanalmente a Guaíra para as cirurgias de castração e não pode terceirizar o serviço”, finaliza a nota.