SANTA CASA DE GUAIRA CONFIRMA TERCEIRIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PACIENTES. SERVIÇO PODERÁ CUSTAR QUASE R$ 400 MIL POR ANO

Desde sua fundação quando era abrigada em um imóvel na Rua 20 com a Avenida 15, e depois em sua sede atual, inaugurada em 1979, na Rua 24, ou seja, à mais de 40 anos, a Santa Casa de Guaíra não possui um sistema próprio de transporte interhospitalar de pacientes e sempre dependeu de hospitais da região para casos mais complexos, porém a partir de setembro deste ano, a administração do hospital, subordinada à Prefeitura Municipal, por meio de intervenção, contratou uma empresa terceirizada para realizar esse serviço.

A informação sobre a terceirização do transporte de pacientes foi passada ao Portal Guaíra Informa que encaminhou questionamento a direção do hospital, por meio do departamento de comunicação do atual governo.

Foram feitas as seguintes perguntas:

1 – Por que houve essa terceirização?

2 – O município não possui ambulâncias necessárias e pessoal treinado para esse tipo de procedimento?

3 – Em reunião com vereadores, a administração do hospital relatou existir um déficit acumulado de R$ 3,8 milhões. Esse tipo de contrato não contribui para o aumento desse déficit?

4 – Quando foi celebrado o referido contrato e quanto já foi gasto com a referida empresa? Foi feito processo licitatório? Qual processo e quando foi feito? Qual o custo/benefício?

Em nota, a Interventora da Santa Casa, nomeada pelo Prefeito Junão, Franciene Lucas, confirmou a terceirização, justificando que o hospital não possui um serviço de remoção próprio, por isso, a necessidade da contratação de uma empresa para realização do serviço. De acordo com ela, isso é um investimento na qualidade de assistência à população guairense.

Sobre os veículos e os profissionais do município, a administração da Santa Casa confirma que Guaíra dispõe de ambulâncias “que são utilizadas para: transporte eletivo e para a utilização intermunicipal para atendimentos eletivos e atendimentos de urgência móvel”.

Sobre um, possível, aumento no endividamento do hospital com o aumento de despesas, já que em reunião com vereadores, a interventora alegou estar com déficit acumulado de cerca de R$ 3,8 milhões em um ano, a nota afirma que “o déficit citado em reunião com vereadores diz respeito à Unidade de Terapia Intensiva, e não há relação com os valores citados, tendo em vista que este serviço está previsto no Termo de convênio 03/2022 e Processo 13/2022.

O serviço terceirizado terá custo mensal estimado em cerca de R$ 30 mil, já que o valor pago é baseado no número de transportes realizados. A terceirização pode representar uma despesa anual de, aproximadamente, R$ 360 mil à Santa Casa.

No entanto a administração da Santa Casa justifica que a terceirização do transporte foi inserida no hospital “para aumentar a qualidade do serviço prestado aos munícipes dentro do município, não tendo que retirar a ambulância de serviço móvel em nenhum momento, além de não ser necessário retirar os profissionais do atendimento no Pronto atendimento para sair em transporte intermunicipal”.