PREFEITURA DE GUAÍRA EMITE NOTA APÓS DENUNCIA DE XENOFOBIA NO PROGRAMA BOLSA DO POVO

Na manhã desta terça-feira, 29, a munícipe que se identificou como Ana Beatriz da Silva Macedo, embora em seu perfil esteja como Ana Beatriz Pardo, fez uma grave denúncia de discriminação envolvendo um supervisor do programa Bolso do Povo implementado em Guaíra pela administração pública.

A denúncia foi feita por meio de postagem nas redes sociais, onde Ana Beatriz afirma que ao desenvolver as atividades determinadas no Parque Maracá o encarregado teria se referido a ela, diversas vezes, por “Vai Piauí”, uma clara referência ao seu Estado de origem.

A trabalhadora relata que informou ao acusado sobre seu nome, mas o mesmo teria continuado a se referir a ela, pejorativamente, como “Piauí”. Segundo ela, as demais pessoas teriam começado a rir de sua situação causando seu constrangimento, fazendo com que a mesma abandonasse o trabalho retornando para seu lar.

“De onde eu vim sempre me ensinaram a respeitar as pessoas e não humilhar”, disse Ana Beatriz em sua postagem, salientando que retornaria nesta quarta-feira ao trabalho ainda mais forte.

O Portal Guaíra Informa encaminhou questionamento sobre a denúncia à Prefeitura de Guairá que emitiu nota sobre o assunto reafirmando não aceitar qualquer tipo de ato xenofóbico dentro de seu quadro de pessoal e que teria orientado a trabalhadora a registrar o fato por meio da Ouvidoria Municipal para que todos os lados fossem ouvidos para a devida apuração do episódio.

Cabe ressaltar que xenofobia é tipificada como crime com pena prevista de 1 a três anos de prisão e multa, devendo a denuncia ser registrada em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia do município, bem como levada às comissões internas da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, de Guaíra para acompanhamento jurídico.

Acompanhe a Nota Oficial emitida pela Prefeitura de Guaíra, por meio de sua assessoria de imprensa:

“Nota oficial

A prefeitura de Guaíra informa que não admite qualquer ato xenofóbico dentro de seu quadro de pessoal, porém tomou ciência informalmente pelas redes sociais e orientou a trabalhadora em questão a protocolar a denúncia via Ouvidoria para que os fatos sejam devidamente apurados, sendo ouvidas ambas as partes e testemunhas”.

O QUE É XENOFOBIA

A xenofobia é um tipo de preconceito que se manifesta de diversas formas, porém, diferente do racismo, por exemplo, não possui relação somente com o fator biológico (cor de pele), mas também com tudo o que culturalmente, em se tratando de povo e origem, se diferencia.

Desde as formas mais amenas, mas não menos ofensivas, como as piadas sobre nordestinos e portugueses, até as formas mais violentas como, literalmente, agressões e massacres devido às diferenças culturais, a xenofobia acontece e, diferente do que muitos pensam, é punida pela Justiça.

#portal Guaíra Informa  #Guaírainforma

Matéria: Portal Guaíra Informa