VÍDEO; CONQUISTADO EM 2021 POR EDVALDO MORAIS, TEM INÍCIO CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIO DO MURAISHI 3

Teve início na quarta-feira, 30, a construção do novo reservatório de 200 mil litros de água, no Bairro Muraishi III, com o objetivo de atender toda a região alta da cidade e acabar com a demanda de abastecimento daquela região.

Além do reservatório de acordo com a Prefeitura de Guaíra, nos próximos dias, uma segunda empresa irá perfurar o Poço Profundo, de 300 metros cúbicos por hora (300 mil litros por hora) e uma profundidade de 710 metros, no valor de R$ 4,8 milhões. Os empreendimentos são de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), com apoio da prefeitura e devem atender os bairros Guaíra E, Abdala Elias, Vila Aparecida, Miguel Fabiano, Cohab I e II, Mutirão I, II e III, Antônio Manoel, Muraishi I, II e III, Marina, Jd. Eliza, Palmares, Nobre Ville, 232 casas e novos loteamentos que ali estão em fase de implantação.

“Com esse novo poço, nesta localidade, ele atenderá toda a região desses bairros, o que irá liberar a ETA (Estação de Tratamento de Água) junto com o poço da Avenida 5 para abastecer a área central da cidade e o poço do Tonico Garcia priorizará a região do Aniceto e acima (Nova Guaíra, Califórnia, etc.). Esses três sistemas vão abastecer a cidade por mais de 10 anos”, explica o chefe do Departamento de Esgoto e Água de Guaíra, José Mauro Caputi Jr.

O novo Poço Profundo e o reservatório de 200 mil litros foram conquistados pelo vereador Edvaldo Morais quando esteve à frente da administração guairense em 2021.

A solicitação foi protocolizada, por Edvaldo, junto ao Governo de São Paulo em maio de 2021, sendo confirmada a liberação para perfuração e implantação do poço e do reservatório em 7 de outubro daquele ano pelo Secretário do Governador de São Paulo, Maciel da Rocha, durante viagem do, então, prefeito ao Palácio dos Bandeirantes. (Confira vídeo da confirmação do Estado para liberação da obra gravado em 07/10/021 abaixo)

“Em maio desse ano quando protocolizei esse pedido junto ao Governo do Estado, já sabíamos da situação difícil que teríamos com o abastecimento de água. Esse novo poço profundo somado aos dois que já temos, na Avenida 5 e no Bairro Tonico Garcia, e a ETA do Ribeirão do Jardim, vai garantir uma produção de mais de 1,2 milhão de litros de água por hora para a cidade”, disse Edvaldo Morais à época.