15 DE DEZEMBRO: DIA DA MULHER ADVOGADA. DRA. MARLENE, OAB GUAIRA, REGISTRA MENSAGEM PELA DATA
Hoje, 15 de dezembro, é dia de festa no Direito para todas as Mulheres advogadas, um dia para comemorar e para reafirmar a luta por direitos, igualdade e pelas prerrogativas da mulher que exerce a advocacia.
A Presidente da OAB Guaíra, Dra. Marlene Figueiredo, primeira advogada presidente da Subseção, afirmou que “ainda são muitas as dificuldades inerentes ao ser mulher no mundo em que vivemos: o machismo, a imposição de padrões de beleza, a maternidade, a desqualificação intelectual, a ausência de divisão do trabalho doméstico. Tudo isso está presente na vida da advogada, que precisa equalizar todas essas variáveis com o desenvolvimento da sua carreira”.
Dra. Marlene ressaltou que, atualmente, as mulheres são maioria na advocacia, no quadro da ordem dos advogados do Brasil e isso também é um reflexo de todas as conquistas ao longo dos anos.
Destacou que, ainda há muito para ser feito, mas se os desafios são grandes, a vontade de buscar por uma verdadeira igualdade de oportunidades é ainda maior. “Por isso, neste 15 de dezembro não é apenas uma data, é um lembrete de que precisamos e vamos seguir avançando”.
“O ano de 2022 foi um ano histórico, sendo eleitas duas mulheres para cargos de destaque dentro da entidade. A primeira advogada Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Dra. Adriana Galvão, como também a primeira advogada Presidente da Seccional Paulista, Patrícia Vanzoline”, destacou Dra. Marlene.
“Em nome das nossas maiores representantes estaduais, rendo minha homenagem à todas as mulheres advogadas que enfrentam o machismo e a desigualdade de gênero, e ainda assim, lutam incansavelmente, pelos direitos sociais, defendendo acima de tudo a Justiça. Parabéns Mulher Advogada, finalizou Dra. Marlene Figueiredo.