OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AUMENTAM PORQUE VÍTIMAS ESTÃO MAIS ESCLARECIDAS, DIZ DELEGADA

A delegada Denise Polizelli , titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Barretos, confirma que o número de ocorrências registradas pelo crime de violência doméstica na cidade registra aumento, mas que isso se dá porque as mulheres estão mais conscientes de seus direitos e não aceitam mais apanhar de seus parceiros.

‘Essa é uma mudança de postura social. A sociedade tem evoluído no sentido de não aceitar mais a violência dentro de casa. Se antes, era comum e até motivo de piada que o homem batesse na esposa, isso hoje não está sendo mais tolerado. Por isso, com o tempo, temos percebido o aumento no registros desses casos’, diz.

A delegada afirma que durante a pandemia da Covid não foi percebido um aumento tão vertiginoso em relação aos números, mas isso não significa que a violência não tenha aumentado no período, porque é sempre muito delicado avaliar a quantidade de fatos reais pelo número de registros.

‘Os crimes de violência doméstica e sexual são os que têm a maior cifra negra, ou seja, onde há a maior subnotificação, pois as vítimas com medo ou vergonha não registram as ocorrências’, explica.

Fonte: Jornal de Barretos