ALERTA: EM 22 DIAS SÃO REGISTRADOS QUASE 600 CASOS DE COVID EM GUAÍRA. FESTAS DE FIM DE ANO PODEM AGRAVAR SITUAÇÃO

No último boletim mensal divulgado no último dia 22 pela Diretoria Municipal de Saúde de Guaíra os números de casos positivos de Covid-19 são alarmantes.

De acordo com o relatório nos 22 dias do mês de dezembro, foram confirmados 566 casos da doença, com 1 óbito e 1 pessoa internada. Os festejos de fim de ano como Natal e Ano novo podem agravar a situação.

O Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Wilker Gléria alertou para o risco de contágio de Covid-19 nas festas de fim de ano. O setor de Saúde tem registrado um alto índice de infecção pelo Novo Coronavírus, cerca de 40 por dia, assim orienta o uso de máscara no comércio, festividades e outras atividades que concentram grandes número de pessoas

Recomenda-se, também, para as pessoas que apresentarem sintomas gripais que não participem de festividades ou qualquer aglomeração, para evitar contaminar outras pessoas.

SÍNTOMAS DE GRIPE, RESFRIADO E COVID-19.

O quadro abaixo ajuda a identificar algumas diferenças na manifestação dos sintomas entre essas doenças. Mas, é importante lembrar que eles não seguem um padrão e podem ocorrer de maneira diversa em cada pessoa.

Qual a diferença entre gripe, resfriado e COVID-19?

As três doenças são causadas por vírus e transmitidas da mesma forma: por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Os agentes causadores, entretanto, são distintos: a gripe é provocada pelos vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza, entre outros; e a COVID-19 pelo Sars-CoV-2, da família dos coronavírus.

Quais são os sintomas mais comuns dessas doenças?

Tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço.

Nem sempre esses sintomas surgem em todos os quadros, mas são os mais comuns e difíceis de diferenciar no início da infecção.

O que pode ajudar a distinguir essas doenças?

Nem sempre a doença se manifesta de forma igual, mas geralmente a evolução do quadro é um bom sinalizador:

Gripe: é aguda, surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias.

COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações. Outro diferencial importante é a falta de paladar, muito comum em pessoas com COVID-19, mas rara nos demais casos.

                                                              (Fonte: Ministério da Saúde)