PREFEITURA NEGA SUBNOTIFICAÇÃO DE CASOS DE COVID EM GUAÍRA, MAS CONFIRMA NÃO TER CONTROLE SOBRE AUTOTESTES

Os números da Covid em Guaíra de acordo com o último boletim emitido pela Diretoria Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 28, informa que são 680 os casos confirmados da doença somente no mês de dezembro em Guaíra. A média é de 25 casos positivados por dia no município.

O Portal Guaíra Informa recebeu a informação de que os números poderiam não condizer com a realidade, pois os testes feitos em farmácias e laboratórios particulares poderiam não estar sendo computados pela Diretoria de Saúde, o que poderia causar subnotificação dos casos existentes no município, podendo prejudicar as ações de enfrentamento a doença.

Foi encaminhado questionamento à Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Comunicação, sobre o assunto que esclareceu, por meio de nota que a informação não procede. Confira a nota enviada pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Diretoria de Saúde de Guaíra:

“A Vigilância em Saúde informa que todos os exames, não somente pela rede pública, mas também de laboratórios e drogarias, são contabilizados no boletim de Covid-19 da prefeitura de Guaíra, com números apresentados pelo próprio setor. 

Os números COVID-19 não estão desatualizados, são contabilizados todos os exames porque são de notificação compulsória. Tanto as Farmácias como os Laboratórios têm que informar a Vigilância Epidemiológica, porque a não notificação é passível de processo e multa (tanto a COVID-19 quanto a Dengue).

Dito isso, a informação não procede”, finaliza a nota.

No entanto outro questionamento feito foi em relação ao controle dos resultados dos chamados “autotestes”, quando as pessoas adquirem os testes em farmácias e os realizam em suas residências e muitas vezes não informam se o resultado foi positivo ou negativo.

Em resposta a Prefeitura confirmou que não há como obter controle sobre os resultados desses autoexames, sendo que esses resultados são contabilizados, somente, se o paciente fizer a comunicação a Unidade de Saúde da Família, embora exista a orientação para que as farmácias que comercializam os auto testes recomendem aos pacientes para que em caso positivo procurem a Unidade de Saúde para passar por consulta médica.

Acompanhe a nota emitida pela Prefeitura sobre o assunto

“Os testes realizados nas drogarias, com resultados positivos, são informados à Vigilância Epidemiológica e contabilizados nas estatísticas. 

Não há como obter controle sobre os autotestes comercializados nas drogarias. As drogarias que vendem os produtos são orientadas a informar ao paciente que testar positivo, que procure a Unidade de Saúde da Família para passar em consulta médica e receber as orientações e ser medicado.

Estes casos positivados são inseridos na estatística se os pacientes passarem na USF”.

Pela resposta enviada de que não há como ter controle sobre os resultados dos autotestes pode haver a interpretação de que nem todos os casos positivos estejam computados nos boletins emitidos pela Diretoria Municipal de Saúde, levando a crer que a contaminação pela doença possa ter atingido mais pessoas.

Recomenda-se o bom senso a população para que caso faça o autoteste e o resultado seja positivo comunique a Unidade de Saúde mais próxima para que os dados computados corretamente possam nortear as políticas públicas de enfrentamento a doença.