AUTORIDADES ALERTAM PARA O GOLPE DO IPVA

Nesse início de ano uma onda de boatos sobre possíveis fraudes no IPVA tomou conta das redes sociais. Alguns golpes realmente se confirmaram. Diante disso, diversas secretarias estaduais da Fazenda emitiram comunicados aos contribuintes, alertando sobre golpes do boleto falso ou vírus de computador que simulam páginas da internet de órgãos públicos.

Quinze Estados não enviam qualquer boleto de IPVA. Outros 11 e o Distrito Federal enviam pelos Correios. Nesse último caso, é preciso ficar atento (confira a lista completa abaixo e veja qual Estado envia boleto de cobrança para a sua casa).

As secretarias que emitem os boletos admitem que há risco de golpistas enviarem títulos falsos, muito parecidos, para a casa dos motoristas. A recomendação é para, em caso de dúvida, emitir um novo boleto pela internet ou pagar diretamente nas agências bancárias utilizando o número do Renavam.

O problema de pagar diretamente o título que se recebe em casa, sem checar, é que golpistas podem ter alterado o código de barras. Com isso, o dinheiro que iria para as contas do governo vai parar na conta de algum estelionatário. Além disso, a pessoa continua em dívida com o Estado.

Em se tratando de e-mails recebidos com links para a emissão das guias, a regra é apagar a mensagem sem clicar em nada. Em seguida, acesse a página da Secretaria da Fazenda do seu Estado e siga as orientações descritas lá. Os Detrans e órgãos públicos não enviam e-mails sobre IPVA.

São Paulo

O governo de São Paulo também emitiu um alerta para que as pessoas desconsiderem boletos que receberem por Correios. O pagamento é feito somente em caixas eletrônicos, agências bancárias ou pela internet após informar o Renavam.