CORDÃO DE GIRASSOL: VEREADOR DENIR INDICA CRIAÇÃO DE CRACHÁ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
O vereador Denir Ferreira dos Santos (PSB) , apresentou a indicação número 49/2023, onde solicita ao Poder Executivo, que o município adote crachá de identificação para pessoas com deficiência não visível, beneficiárias de direitos de preferência constantes em leis municipais.
O parlamentar sugere que tal identificação seja sustentada por um “Cordão de Girassóis” que é uma ferramenta internacional para reconhecimento de pessoas com doenças ou transtornos ocultos.
O cordão foi criado há aproximadamente seis anos, em Londres, na Inglaterra e tem sido utilizado em diversos municípios do país para identificar estas pessoas. Não há erro para reconhecê-lo: ele é uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.
O vereador Denir afirma que tal identificação garantirá atendimento preferencial a estas pessoas e proporcionará dignidade. “O símbolo do cordão de girassol serve para identificar uma pessoa que tenha uma deficiência não visível ou doença rara. Ele serve para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a este público. Doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista porque a pessoa não apresenta deficiência física. Espero que o prefeito atenda esta indicação”, disse ele.
Alguns transtornos que podem ser identificados com o crachá e o cordão de girassol é o autismo, TDH (Transtorno de Déficit de Atenção), transtornos ligados à demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias extremas e a própria fibromialgia, cujo vereador Denir é autor juntamente com o vereador Renan Lopes de uma legislação que cria a carteira de identificação para pessoas portadoras desta doença crônica.
Caso a indicação seja atendida pela Administração sua implantação implicará em uma ampla campanha de conscientização da população guairense.