VÍDEO; FURNAS FAZ RETIRADA DE VEGETAÇÃO PARA DIMINUIR PRESSÃO SOBRE PONTE NO RIO GRANDE EM COLÔMBIA (SP)

A empresa Furnas Centrais Elétricas realizou neste sábado, 14, uma ação preventiva no Rio Grande, em Colômbia (SP).

Com a cheia, ocasionada pelas chuvas, o nível das águas do rio está próximo de atingir o leito da Ponte Gumercindo Penteado que faz a ligação entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, naquela localidade.

A informação e as imagens foram divulgadas pelo Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas.

As equipes estão fazendo a retirada da grande quantidade de vegetação e lixo que estão se acumulando nos pilares da ponte que, juntamente com o grande volume de água, pressionam toda a estrutura.

“A recuperação do nível da água é “absurda” e, se chegamos a ver o rio em seu volume morto, hoje, certamente, temos ele em sua capacidade quase que plena. Para se ter uma ideia, do quanto a água subiu, junto com vazão dos Rios Mogi e Pardo vieram as vegetações exóticas ,(capituvas, cana brava e muito lixo)! Em menos de uma semana, a quantidade de água é “assustadora”. Agora resta esperar que a estrutura da ponte aguente tanta pressão da água”, escreveu a bióloga em suas redes sociais.

A Ponte Gumercindo Penteado foi construída em 1954.

Matéria Portal Guaíra Informa/Imagens: Maria Inácia Macedo Freitas